Rui Vitória marcou presença na sala de imprensa do Estádio da Luz para fazer a antevisão do jogo com o AEK de Atenas, da 6.ª e última jornada do Grupo E da Liga dos Campeões. Os vice-campeões de Portugal já sabem que serão terceiros, uma posição que atira a equipa para a Liga Europa. O técnico dos 'encarnados'  explicou do que falhou na fase de grupos,  falou dos milhões da Champions e das ambições do clube na Liga Europa.

João Félix titular: "O facto de estar aqui [na conferência de imprensa] não significa que será titular mas isso é uma possibilidade. Só amanhã vou anunciar os titulares. Mas já está decidido."

Liga Europa: "O jogo de amanhã [contra o AEK] é para ganhar e terminar com uma vitória [nesta fase de grupos da Liga dos Campeões]. Depois vamos ver qual o adversário na Liga Europa. É ir jgo a jogo, não vale a pena estar aqui com cenários".

Calendário apertado em dezembro e janeiro: "Penso no calendário de forma generalizada. O calendário de dezembro e janeiro são densos, com muito pouco intervalo entre os jogos e os jogadores têm pouco tempo de recuperação. Mas isso é algo que já estava decidido. O jogo de amanhã não será diferente do frente ao Marítimo, Montalegre, SC Braga... Estamos habituados, temos de preparar a equipa para estar o mais preparado possível para os jogos".

Importância de vencer AEK: "É importante vencer porque queremos ganhar, queremos terminar [a fase de grupos] a vencer e somar mais três milhões de euros para os cofres do Benfica. Esta época já entraram muitos milhões. E é isso que nos motiva, o prestígio de poder somar sete pontos e dizer que o que fez a diferença foi o 'match point' com o Ajax e aqueles 30 segundos finais de cada jogo em que eles marcaram e nós não".

Depois do esforço para ser 2.º em 2017/18, esperava estar na Liga Europa? "No ano passado quisemos terminar na 2.ª posição na fase final para poder ter essa possibilidade [de estar na Champions]. Começamos a época com este propósito, entramos [na fase de grupos], mas não conseguimos passar esta fase. Esta é a realidade e isso leva-nos a Liga Europa, uma competição exigente. Vamos estar dependentes do sorteio mas vamos com ambição para esta prova. Mas ainda falta muito tempo, temos um ciclo interno de jogos e só depois pensamos na Liga Europa."

Liga Europa mais ajustável para a dimensão do Benfica? "Quando entra numa fase de grupos, o Benfica entra sempre para passar. Nos últimos 25 anos passamos poucas vezes da fase de grupos, na época passada não conseguimos. Esta é a realidade que temos para a frente. [A Liga Europa] não é o melhor ou o pior, é esta que temos. Vamos tentar passar cada adversário, sem fazer planos a longo prazo. É ir jogo a jogo".

O Benfica - AEK, da 6.ª jornada da Liga dos Campeões, está agendado para às 20h00 desta quarta-feira, no Estádio da Luz, e terá arbitragem do escocês Bobby Madden. Os 'encarnados' já sabem que serão sempre 3.ºs no grupo, os gregos ficarão com a última posição. Bayern Munique e Ajax passam aos oitavos-de-final da 'Champions'.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.