O Benfica venceu por 2-0 nas duas receções ao Dínamo Zagreb para as taças europeias de futebol, resultado que serve para seguir em frente para os quartos de final da Liga Europa.

Depois da derrota da semana passada em Zagreb - golo de grande penalidade de Bruno Petkovic - , o Benfica precisa de repetir os resultados que conseguiu na segunda eliminatória da Taça das Taças de 1980/81 e na fase de grupos da Taça UEFA de 2004/2005.

Na época 1980/81, e depois de um empate a zero em Zagreb, o Benfica venceu no estádio da Luz com golos de Nené, aos 17 minutos, e do brasileiro César, aos 56, seguindo para a segunda eliminatória, na qual 'viraria' um 0-1 fora face ao Malmö (2-0 na Luz).

Sob o comando do húngaro Lajos Baroti, o Benfica apresentou-se com Bento na baliza, uma defesa composta por Frederico, Humberto Coelho, Laranjeira e Pietra, atual adjunto de Lage, um meio-campo com Carlos Manuel, Alves, Shéu e Chalana e um ataque com Nené e César.

No segundo jogo com o Dínamo Zagreb na Luz, em 2004/2005, o Benfica voltou a ganhar por 2-0, desta vez não numa eliminatória, mas na terceira jornada da fase de grupos da Taça UEFA.

O croata Tomo Sokota, que tinha chegado ao clube da Luz precisamente do Dínamo, inaugurou o marcador, aos 12 minutos, de cabeça, com uma assistência de Simão Sabrosa, que apontou o segundo tento, aos 29, de grande penalidade.

Giovanni Trapattoni fez alinhar um quarteto defensivo formado por João Pereira, Luisão, Ricardo Rocha e Fyssas, à frente de Moreira, os médios Petit e Manuel Fernandes e os extremos Geovanni e Simão no apoio a Azar Karadas e Sokota.

O Benfica fechou o Grupo G da Taça UEFA no segundo lugar, atrás dos alemães do Estugarda, qualificando-se para os 16 avos de final, enquanto o Dinamo quedou-se pelo quarto lugar. Foi a época em que os 'encarnados' chegaram ao título nacional, após 11 anos depois.

O Benfica defrontou ainda no estádio da Luz os croatas do Hajduk Split na Liga dos Campeões de 1994/95. As 'águias' venceram, na altura, por 2-1 com golos de Isaías e João Pinto, resultado que esta quinta-feira seria insuficiente para seguirem em frente.

Jogos do Dínamo Zagreb em Portugal

O Dínamo Zagreb venceu apenas em uma ocasião nas oito vezes que já jogou em Portugal. Aconteceu em 1962/63 na na primeira mão da primeira eliminatória da Taça das Cidades com Feiras quando os croatas venceram o FC Porto, nas Antas, por 2-1.

Em 1983/84, o Dínamo Zagreb perdeu, de novo em casa do FC Porto, por 1-0, por culpa de um golo de Fernando Gomes, aos 86 minutos, resultado que então afastou os jugoslavos - tinham triunfado na Croácia por 2-1 -, mas que agora levaria a eliminatória para prolongamento.

Nos outros jogos, e além dos dois desaires por 2-0 na Luz, o Dínamo Zagreb perdeu por 2-0 com o Barreirense (1970/71), por 3-0 com o Sporting (1982/83) e mais duas vezes por 3-0 com o FC Porto (1998/99 e 2012/13).

O Benfica-Dinamo Zagreb, da segunda-mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, está marcado para às 20h00 desta quinta-feira.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.