Decorreu na manhã desta sexta-feira o sorteio dois oitavos-de-final da Liga Europa, na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça. A próxima eliminatória da competição não tem qualquer representante português visto que as quatros equipas portuguesas foram eliminadas nos 16 avos de final.

Os oitavos-de-final vão ter um duelo de portugueses entre o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo e o Olympiacos de Pedro Martins.

Além de um embate entre técnicos portugueses, o sorteio dos ‘oitavos’ colocou a Roma, orientada por Paulo Fonseca, frente ao Sevilha, naquele que promete ser o duelo ‘cabeça de cartaz’ da eliminatória, e o Shakhtar Donetsk, de Luís Castro e ‘carrasco’ do Benfica, ante o Wolfsburgo.

Depois de sete confrontos no futebol português, Pedro Martins e Nuno Espírito Santo vão voltar a encontrar-se, desta vez num cenário bem diferente e com o apuramento para os ‘quartos’ da Liga Europa em jogo.

Em termos históricos, Espírito Santo tem ligeira vantagem sobre Pedro Martins, com três vitórias, dois empates e duas derrotas.

O Olympiacos, que ainda conta com os portugueses José Sá, Rúben Semedo e Cafú, chega a esta fase da competição depois de ter eliminado com surpresa o Arsenal nos 16 avos de final, com um triunfo inesperado em Londres, por 2-1, após prolongamento.

O Wolverhampton, da ‘armada’ lusa, composta por Rui Patrício, Rúben Vinagre, Rúben Neves, João Moutinho, Bruno Jordão, Pedro Neto, Diogo Jota e Daniel Podence (trocou os gregos pelo ‘Wolves’ em janeiro), teve mais facilidades perante o Espanyol, impondo-se com um total de 6-3 nas duas mãos.

O jogo ‘grande’ promete ser o Roma-Sevilha, num embate entre dois antigos treinadores do FC Porto (Paulo Fonseca e o espanhol Julen Lopetegui), com Rony Lopes na equipa espanhola, enquanto o Shakhtar Donetsk aparece como favorito perante o Wolfsburgo, sétimo classificado da Bundesliga.

O Manchester United, no qual alinha Bruno Fernandes, vai ter pela frente o LASK Link, da Áustria, numa ronda em que o Bayer Leverkusen, que eliminou na quinta-feira o FC Porto, vai medir forças com o Rangers, responsável pelo ‘adeus’ do Sporting de Braga no dia anterior.

A lutar pelo título em Itália, o Inter Milão vai ‘apanhar’ o Getafe, equipa em que alinha o português Antunes e que ocupa um surpreendente quinto lugar em Espanha. Na ronda anterior, o emblema da zona de Madrid deixou pelo caminho o Ajax.

Depois de eliminar o Sporting, o Basaksehir vai discutir o apuramento com o Copenhaga, enquanto o Basileia só à tarde vai saber o seu adversário dos ‘oitavos’, já que o duelo entre Salzburgo e Eintracht Frankfurt foi adiado devido ao mau tempo.

Na primeira mão, os germânicos, que contam com os avançados portugueses André Silva e Gonçalo Paciência, venceram por 4-1.

Os encontros da primeira mão dos oitavos-de-final da prova estão marcados para o próximo dia 12 de março, enquanto os da segunda mão se realizam uma semana depois.

Confira o alinhamento dos encontros dos oitavos-de-final da Liga Europa:

Basaksehir - Copenhaga

Olympiakos - Wolverhampton

Rangers - Bayer Leverkusen

Wolfsburgo - Shakhtar Donetsk

Inter - Getafe

Sevilha - AS Roma

Eintracht Frankfurt/Salzburgo - Basileia

LASK - Manchester United

*Artigo atualizado às 13h15 

 

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.