A seleção do Equador, que liderava a zona sul-americana de qualificação para o Mundial2018 de futebol só com vitórias, cedeu o primeiro empate na competição, na receção ao Paraguai.

A formação equatoriana teve sempre maior ascendente na partida, enviou três bolas aos postes e não merecia sair derrotada, razão pela qual o golo de Angel Mena, aos 90+2, a passe do seu colega Christian Noboa, veio repor alguma justiça no marcador, na igualdade final a 2-2.

O Equador inaugurou o marcador aos 20 minutos, pelo dianteiro Enner Valência, mas o Paraguai, através do seu avançado Dario Lezcano, operou a reviravolta no marcador em dois lances de contra-ataque, aos 38 e 59 minutos.

O ‘forcing’ final do Equador, perante um Paraguai que defendeu com dez homens nas imediações da sua área nos últimos dez minutos, acabou por surtir efeito, quando um passe de Christian Noboa isolou Angel Mena e evitou a derrota.

Com este empate, o Equador conserva a liderança do grupo com 13 pontos em cinco jogos, mais quatro do que o Uruguai, que tem menos um jogo e defronta o Brasil no sábado, fora, e mais cinco do que o Paraguai, que é, provisoriamente, terceiro classificado.

Na outra partida de hoje, a Colômbia foi a La Paz, a 3.600 metros de altitude, vencer a Bolívia por 3-2, com o golo do triunfo a ser marcado também para lá do tempo regulamentar, aos 90+1, por Edwin Cardona, jogador que o selecionador José Pekerman lançou em campo aos 62 minutos, a render o seu colega Sebastien Pérez.

No entanto, a vitória dos colombianos chegou a estar em sério risco, depois de terem chegado ao intervalo a vencer por 2-0, com golos de James Rodriguez e Carlos Bacca, quando a Bolívia fez dois golos na segunda parte, aos 49 e 62 minutos, por Juan Arce e Alejandro Chumaceno, e parecia embalada para operar a reviravolta.

Com este triunfo, a Colômbia subiu ao sexto lugar, com os mesmos sete pontos de Chile (quinto) e do Brasil (quarto), que têm menos um jogo, enquanto a Bolívia manteve o oitavo lugar, com três pontos somados.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.