O Brasil garantiu esta quarta-feira o primeiro lugar do Grupo E ao vencer a Sérvia por 2-0 em jogo da terceira jornada da fase de grupos. Paulinho abriu o marcador antes do intervalo e já no decorrer da segunda parte Thiago Silva fixou o resultado final em 2-0.

Em igualdade pontual com a Suíça na liderança do Grupo E, o Brasil apresentou-se em Moscovo diante da Sérvia com o mesmo onze titular que bateu a Costa Rica no jogo da segunda jornada. Decorridos os instantes iniciais, o Brasil sofreu a primeira baixa com Tite a ser obrigado a uma substituição forçada na sequência de uma lesão muscular de Marcelo. Para o lugar do lateral esquerdo do Real Madrid, o selecionador brasileiro lançou no jogo Filipe Luís aos 1o' minutos.

Aos 25' minutos, o Brasil criou a primeira grande oportunidade do jogo com Neymar em grande destaque numa jogada finalizada por Gabriel Jesus para uma grande defesa de Stojkovic. A Sérvia respondeu à passagem da primeira meia hora de jogo por Mitrovic, mas o avançado do Newcastle tentou um remate de  bicicleta após um cruzamento de Tadic, mas a bola acabou por sair por cima da baliza Alisson.

E numa jogada 'made in Barcelona', o Brasil acabou por abrir o marcador aos 36' minutos por intermédio de Paulinho após um passe em profundidade de Philippe Coutinho que 'rasgou' a defensiva adversária e permitiu ao médio 'canarinho' fazer um monumental 'chapéu' a Stojkovic.

Antes do intervalo, Neymar tentou dilatar a vantagem, mas o remate do avançado do PSG saiu pouco por cima da baliza da Sérvia. Com a vantagem no marcador, o Brasil garantia a vantagem no marcador uma vez que no outro jogo do Grupo E a Suíça vencia a Costa Rica por 1-0.

No segundo tempo, a Sérvia entrou muito forte e decidida a procurar o empate. Aos 56' minutos um corte 'in extremis' de Miranda impediu que Ljajic fizesse o empate para a Sérvia com o defesa central brasileiro a ser determinante no lance.

Com a boa entrada da Sérvia, a formação 'canarinha' acabou por socorrer-se da criatividade dos seus jogadores e aos 57' minutos Neymar voltou a estar perto do golo na sequência de um excelente passe de Coutinho, mas uma boa intervenção de Stojkovic impediu o golo do avançado do PSG.

Apesar desta reação do Brasil, o ascendente sérvio era uma realidade e Mitrovic esteve muito perto de igualar o jogo em diversas ocasiões com três lances de muito perigo em poucos minutos. Valeu ao Brasil a intervenção de Alisson para segurar a vantagem.

E contra a corrente do jogo, o Brasil acabou por dilatar a vantagem e praticamente sentenciar o resultado final com um golo de Thiago Silva na sequência de um pontapé de canto batido por Neymar.

O segundo golo do Brasil parece ter afetado a confiança da Sérvia, que não voltou a conseguir impor o seu domínio físico no jogo para criar mais ocasiões de perigo.

Mesmo a acabar, Neymar esteve muito perto de deixar a sua marca na lista de marcadores no jogo, mas o avançado 'canarinho' não conseguiu ultrapassar Stojkovic quando tinha tudo para rematar à baliza.

Com este resultado, o Brasil segue para os oitavos de final do Mundial 2018 depois de terminar em primeiro lugar do Grupo E. Já a Suíça empatou com a Costa Rica a 2-2 e segue também para a fase seguinte depois de terminar em segundo lugar do Grupo E.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.