O Departamento para o Digital, Cultura, Media e Desporto (DCMS) apresentou as normas para a segunda de cinco etapas que permitirão aos atletas estarem aptos antes do retomar de qualquer competição ao mais alto nível no Reino Unido, depois do período de isolamento e confinamento vivido em função da pandemia da COVID-19.

"Nesta segunda etapa os treinos podem voltar a ter contacto próximo em pares e/ou equipas, de forma a que estes possam interagir de forma mais próxima", lê-se.

Entre os exemplos apresentados estão os desportos de combate, como o boxe, ou os desportos coletivos, como o futebol.

"O evoluir dos treinos para esta segunda etapa é vital para preparar um regresso integral à competição desportiva em muitos desportos", acrescenta o documento.

"O contacto próximo nos treinos é necessário para replicar as condições encontradas em competição, de forma a que as exigências específicas desses diferentes desportos possam ser desenroladas a nível físico e mental", pode ainda ler-se.

“Esta nova diretiva constitui a última fase de um regresso cuidadoso aos treinos dos atletas de alta competição, destinado a limitar os riscos de lesões e a proteger a saúde de todas as pessoas envolvidas”, disse o ministro dos desportos, Nigel Huddleston.

De acordo com o responsável, o governo britânico ainda trabalha para “reiniciar o desporto profissional à porta fechada” e para que seja possível fazê-lo com “toda a segurança”.

Os futebolistas da Premier League já tinham começado a regressar aos treinos sem contacto, em pequenos grupos, com os respetivos clubes, respeitando as normas de distanciamento social e alguns já expressaram algumas preocupações.

A Premier League, interrompida em meados de março, deverá, de acordo com o chamado 'Project Restart', ser retomada em junho, com jogos à porta fechada. A primeira etapa deste plano para o regresso sem restrições dos atletas às competições tinha arrancado a 13 de maio e tinha de ser cumprida integralmente antes de se poder avançar para a fase seguinte. Os clubes do principal escalão do futebol inglês devem agora votar esta quarta-feira o avançar para esta segunda etapa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.