A Polícia de Segurança Pública detetou e deteve um adepto da equipa do SC Braga, por incumprimento de uma medida cautelar de interdição de entrada no recinto desportivo, aplicada pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD).

De acordo com um comunicado da PSP, sobre a identificação dos adeptos suspeitos de dirigirem palavras e gestos racistas e xenófobos ao futebolista Marega, do FC Porto, o adepto do emblema minhoto foi apanhado a tentar entrar no Estádio da Luz no passado sábado, no jogo que o SC Braga venceu o Benfica por 1-0.

Esta tentativa de entrada - adianta a PSP - constitui a prática de crime de desobediência.

Também a propósito deste caso, a PSP apela para que os adeptos a quem forem aplicadas medidas cautelares ou sanções acessórias de interdição de entrada nos recintos desportivos, por via judicial ou administrativa, que "as cumpram escrupulosamente", sob pena de lhes serem agravadas essas sanções.

A PSP, em conjunto com os promotores (clubes e SAD), adverte que tem mecanismos para detetar todos os adeptos que incumpram estas medidas cautelares e continuará a apoiar as autoridades judiciais e administrativas no esforço coletivo de prevenção e combate à violência no desporto.

Também a Lei n.º 39/2009 no artigo 39.º n.º 1 al. d) prevê que constitui contraordenação “a prática de atos ou o incitamento à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, sem prejuízo de outras sanções aplicáveis”, sendo esta punida com coima entre 1000 (euros) e 10 000 (euros).

O Benfica perdeu, no sábado, em casa com o Sporting de Braga, por 1-0, em jogo da 21.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, viu o FC Porto aproximar-se da liderança. Palhinha, aos 45+1 minutos, marcou o único golo da partida, dando o triunfo ao Sporting de Braga, que somou o nono jogo sem perder desde a chegada de Ruben Amorim e subiu provisoriamente à terceira posição, com 37 pontos.

O Benfica, que somou a segunda derrota consecutiva no campeonato, mantém-se na liderança, com 54 pontos, mais um do que o FC Porto, que no domingo venceu o Vitória de Guimarães por 2-1.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.