O Sporting conseguiu regressar à vice-liderança do campeonato, depois de vencer na receção ao Belenenses SAD por 2-1, em encontro da 15.ª jornada da I Liga.

Depois dos muitos problemas sentidos na primeira parte, os verdes e brancos chegaram à vantagem já no segundo tempo, com golos de Bruno Gaspar, aos 57 minutos, e Miguel Luís, aos 80'. Fredy ainda reduziu para a turma de Silas aos 90 minutos, que perdeu o estatuto de única formação sem derrotas fora de casa.

O Jogo: Belenenses SAD entrou forte, mas Sporting foi mais eficaz

Com Nani e Wendel a regressarem ao onze, após lesão, mas sem o castigado Bruno Fernandes, o Sporting 'suou' na parte inicial e podia ter visto a bola entrar na sua baliza nos primeiros cinco minutos e só não sofreu qualquer golo porque Licá e Fredy falharam na finalização.

O Belenenses SAD apresentou-se em Alvalade fiel aos seus princípios, tal como tem acontecido nos jogos contra os três 'grandes'. Silas montou uma equipa sem receio de ter a bola e que conseguia recuperar a bola nas zonas importantes do terreno de jogo, que depois criava perigo para a baliza leonina.

Acuña e Diaby foram os primeiros que tentaram responder a esta entrada mais forte dos visitantes, mas nem o argentino nem o maliano conseguiram enganar Muriel, que defendeu o remate do primeiro e saiu aos pés do segundo. À passagem da meia-hora, o Belenenses SAD voltou a estar perto do golo, mas Fredy atirou ao poste, depois de aproveitar um passe mal medido de Acuña.

Contudo, a ambição de Silas acabou por ser ‘inimiga’ do treinador e da própria equipa. Ao intervalo, o técnico decidiu desfazer a linha defensiva de cinco elementos, e bastaram apenas quatro minutos para que o Sporting se colocasse em vantagem. Bruno Gaspar encontrou um espaço que, até então, não tinha existido, e inaugurou o marcador, beneficiando ainda de um desvio em Sasso.

Com a saída de Nuno Coelho ao intervalo e a entrada de Henrique Almeida os 'azuis' passaram a ter mais dificuldades em criar movimentos atacantes, muito embora o Sporting também não conseguisse criar oportunidades de perigo junto da baliza de Muriel Becker.

Ainda assim, os 'leões' valeram-se da sua superioridade na qualidade individual para ampliar a vantagem. A 10 minutos do fim, Miguel Luís recebeu uma bola à entrada da área, encaminhou-se para a mesma e atirou uma ‘bomba’, que surpreendeu Muriel.

O Belenenses SAD ainda conseguiu reduzir a desvantagem, mas o tento de Fredy, depois de Henrique Almeida não ter conseguido bater Renan, foi insuficiente para que os 'azuis' saíssem com outro resultado de Alvalade.

Com este resultado, o Sporting, que tinha saído derrotado de Guimarães na última ronda do campeonato, aproveitou da melhor maneira o desaire do Benfica em Portimão e reassumiu a vice-liderança do campeonato.

Momento: Golo de Bruno Gaspar

O Belenenses SAD apresentou-se com uma consistência defensiva irrepreensível em Alvalade, e o Sporting apresentava muitas dificuldades para entrar na área dos 'azuis'. No entanto, uma mudança tática de Silas ao intervalo quebrou essa consistência e que aproveitou foi Bruno Gaspar. O golo do lateral desbloqueou o encontro, e abriu depois espaço para o Sporting controlar a partida.

Figura: Miguel Luís

Está a ficar cada vez mais consistente o jovem médio formado em Alvalade. Estreou-se a marcar na I Liga, depois de já ter feito o mesmo na Liga Europa frente ao Vorskla Poltava. Depois de um passe de Petrovic, jovem rematou fortíssimo para o fundo das redes de Muriel, fazendo o golo da serenidade numa altura em que o Belenenses SAD ameaçava o empate.

Melhores

Licá

Foi dos jogadores mais ativos na frente de ataque do Belenenses SAD, sendo uma autêntica dor de cabeça para a defesa leonina. Ameaçou o golo por várias vezes e até o merecia, pela exibição que realizou. Esteve no lance que deu origem ao golo de Fredy.

Wendel

O brasileiro regressou à titularidade após cerca de um mês de ausência devido a lesão. Entrou um pouco perdido no encontro, mas depois assumiu o papel que tem sido de Bruno Fernandes, ausente da partida por castigo. Foi por ele que passou grande parte do futebol nesta noite.

Muriel

Exibição positiva do guardião brasileiro, sendo importante durante a primeira parte na qual fez um par de boas defesas.

Reações:

Sporting ganhou mas Keizer não gostou: "Temos de jogar melhor"

Miguel Luís: "Sabíamos que ia ser difícil. Ainda não tinham perdido fora de casa"

André Santos: "É especial defrontar o Sporting"

Silas: "Fizemos um bom jogo e podíamos ter feito melhor"

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.