Este domingo, pelas 18h00, Benfica e FC Porto sobem ao relvado do Estádio da Luz para aquele que é um dos jogos mais aguardados do ano do futebol português. O Benfica entra em campo como líder, apenas com um ponto de vantagem sobre os Dragões, segundo classificado, o condimento essencial para apimentar este jogo.

Essa diferença pontual coloca maior pressão sobre o FC Porto que, se perder, ficará a quatro pontos do rival na luta pelo título, isto com apenas quatro jornadas para o final.

Benfica: Uma derrota, cinco empate e um ciclo de nove vitórias consecutivas

Os encarnados chegam ao clássico na liderança, sem vontade de perder o foco no pentacampeonato. Depois de uma primeira metade para esquecer no que toca às restantes competições – foi afastado da Liga dos Campeões, Taça de Portugal e Taça da Liga - a equipa de Rui Vitória endireitou-se com um ciclo de nove triunfos consecutivos.

O Benfica iniciou o campeonato 2017/18 com o sonho do inédito pentacampeonato e as coisas até nem começaram mal para as ‘águias’, que somaram três triunfos frente a SC Braga, Chaves e Belenenses.

À quarta jornada, a formação de Rui Vitória escorregou no terreno do Rio Ave, ao empatar a um golo. Os vilacondenses até marcaram primeiro, mas Jonas, na conversão de uma grande penalidade, garantiu o empate. Seguiu-se uma vitória em casa diante do Portimonense, mas a euforia durou apenas uma jornada. À sexta ronda chegava a primeira derrota (2-1) no Estádio do Bessa – a única, de resto, até ao momento para o campeonato - e após o triunfo caseiro (2-0) diante do Paços de Ferreira, veio novamente um empate (1-1), desta vez na Madeira contra o Marítimo.

Análise FC Porto 0-0 Benfica: Pouco jogo e muita polémica. Um clássico dos dias de hoje
Análise FC Porto 0-0 Benfica: Pouco jogo e muita polémica. Um clássico dos dias de hoje
Ver artigo

A partir daí, o Benfica deu início a uma sequência de quatro triunfos consecutivos entre a 9.ª e a 12.ª jornadas (Desportivo das Aves, Feirense, Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal). Seguiu-se o empate a zero no clássico com o FC Porto, no Estádio do Dragão, e dois triunfos sobre Estoril (3-1) e Tondela (5-1) nas jornadas seguintes.

O Benfica voltaria a empatar no dérbi (1-1) da 16.ª jornada com o Sporting, redimindo-se com três triunfos consecutivos nas três jornadas seguintes (Moreirense, Braga e Chaves), até ter derrapado novamente com o Belenenses (1-1) na 20.ª jornada.

Porém, o Benfica não vacilou mais e até à 29.ª jornada só conhecer o sabor da vitória nos desafios contra o Rio Ave, Portimonense, Boavista (4-0), Paços de Ferreira, Marítimo (5-0), Aves, Feirense, Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal.

FC Porto: Quatro empates e duas derrotas (nas últimas quatro jornadas)

Apesar de ter vencido na última jornada (29ª), por 2-0 diante do Aves, o FC Porto entrará no Estádio da Luz num ciclo menos positivo, isto porque a formação portuense sofreu as duas únicas derrotas no campeonato na 28.ª jornada (Belenenses) e 26.ª (Paços de Ferreira). Pelo meio, conseguiu vencer o Boavista (27.ª).

A edição 2017/18 começou da melhor forma para os Dragões, que não veem um título há mais ou menos cinco anos, conseguindo uma série de sete vitórias no arranque do campeonato: Estoril, Tondela, Moreirense, Braga, Chaves, Rio Ave e Portimonense, até que se esbarrou no Estádio de Alvalade diante do Sporting (0-0) na 8.ª ronda.

O empate não abalou a equipa de Sergio Conceição, que seguia na liderança - aliás conseguiu conservá-la até à derrota no Restelo - e logo de seguida encaixou três vitórias consecutivas (Paços, Boavista e Belenenses), até ter somado dois empates seguidos nas jornadas 12 e 13, na Vila das Aves e na receção ao Benfica (0-0).

 

Até ao empate (0-0) em Moreira de Cónegos, referente à 20.ª jornada, os Dragões venceram os jogos com o Vitória de Setúbal, Marítimo, Feirense, Vitória de Guimarães e Tondela.

Da 21.ª até à 25ª ronda, o FC Porto apenas soube somar três pontos (Braga, Chaves, Rio Ave, Estoril, Portimonense e Sporting), até que caiu estrondosamente em Paços de Ferreira (1-0) numa derrota polémica e muito contestada, iniciando assim o ciclo referido acima.

Tanto o FC Porto como o Benfica estão afastados das competições europeias, sendo que os azuis e brancos ainda estão envolvidos na Taça de Portugal, disputando na próxima quarta-feira, com o Sporting, o acesso à final do Jamor, sendo que estão em vantagem (1-0) na eliminatória.

Benfica e FC Porto, separados apenas por um ponto, medem forças no próximo domingo, no clássico da 30.ª jornada da I Liga e podem acompanhar tudo desde logo cedo no SAPO Desporto. Até lá recorde o que aconteceu no jogo da primeira volta