O Benfica é o segundo 'grande' a entrar em campo após a suspensão do campeonato português devido à pandemia da COVID-19, com a receção ao Tondela esta quinta-feira, num Estádio da Luz sem público.

À entrada para esta jornada, a equipa de Bruno Lage ocupa o segundo lugar, com 59 pontos, mas pode recuperar a liderança, uma vez que o FC Porto perdeu esta quarta-feira em casa do Famalicão (60 pontos). As 'águias' somam até ao momento 19 vitórias, dois empates e três derrotas na competição. Já o Tondela é 14.º classificado, com 25 pontos, após somar seis triunfos, sete empates e onze derrotas até ao momento na prova.

Resta saber se a paragem será benéfica para as duas equipas, que, recorde-se, não atravessavam o melhor momento aquando da suspensão da I Liga. O Benfica, nos últimos cinco jogos disputados para a prova, registou uma vitória (Gil Vicente), dois empates (Moreirense e Vitória Setúbal) e duas derrotas (FC Porto e SC Braga), resultados que fizeram as 'águias' perder a liderança para os 'dragões'.

Já o Tondela não somou qualquer triunfo nos últimos cinco duelos para o campeonato, tendo registado dois empates diante de Marítimo e Boavista e três derrotas frente a Santa Clara, Rio Ave e Vitória de Guimarães.

Ainda se lembra desta edição da I Liga? Benfica perdeu força em 2020 e entregou 'trono' ao FC Porto. Sporting e Braga em luta acesa
Ainda se lembra desta edição da I Liga? Benfica perdeu força em 2020 e entregou 'trono' ao FC Porto. Sporting e Braga em luta acesa
Ver artigo

A receção ao Tondela pode ficar também marcada pelo retorno de um dos jogadores-chave na estratégia de Bruno Lage: Gabriel. O médio brasileiro está recuperado de uma lesão ocular, problema que o afastou dos últimos oito encontros dos 'encarnados' antes da paragem competitiva, período durante o qual o clube da Luz sentiu, e muito, a sua ausência. Agora, o jogador tem dado boas indicações nos últimos treinos e deverá ocupar um lugar nas escolhas iniciais de Bruno Lage para este regresso à competição.

De resto, segundo o último boletim divulgado pelo clube da Luz, apenas David Tavares, ainda positivo para a COVID-19, encontra-se indisponível para o técnico 'encarnado'. Já o plantel, equipa técnica e ‘staff’ do Tondela tiveram testes negativos à COVID-19, na terceira ronda realizada na segunda-feira

Histórico de confrontos

Se tivermos em conta o confronto direto entre as duas formações, o Benfica parte como claro favorito à vitória. Num total de nove embates entre as duas equipas, os 'encarnados' venceram em oito ocasiões, contra apenas um triunfo dos tondelenses (época 2017/18). Na soma de todos os nove encontros, as 'águias' marcaram 26 golos, enquanto que o Tondela marcou apenas seis.

Na primeira volta da presente temporada, a vitória sorriu ao Benfica (1-0), graças a um golo de Ferro aos 19 minutos, num jogo que fica também marcado pela exibição desinspirada dos campeões nacionais.

O que dizem os treinadores

Na antevisão à partida, Bruno Lage confessou ter sentido saudades do trabalho diário com os jogadores durante os quase três meses de ausência do campeonato. "Vejo-me como um treinador de treino e o que eu senti mais falta foi o trabalho diário com os jogadores. É difícil de se explicar quando se tem esta vida já há 20 anos. Aquilo que é projetar a equipa e aquilo que pode melhorar. O facto de não poder fazer isso foi o que senti mais falta", confessou o técnico 'encarnado'.

A partida da 25.ª jornada será disputada à porta fechada e o técnico mal consegue imaginar a Luz com as bancadas ‘despidas’, mas recorreu a uma conversa que teve recentemente com um adepto que o deixou “com mais energia”.

“Porque a resposta dele foi apenas isto: não vamos estar lá fisicamente, mas vamos estar de coração. E é isso que a equipa tem de sentir. É pensarem que os adeptos não estão lá, mas estão a ver-nos jogar”, disse o técnico na conferência de imprensa de lançamento do encontro.

Sobre a preparação da equipa, Bruno Lage sublinhou várias vezes que a paragem “não foi benéfica para ninguém”, apesar de ter permitido “recuperar jogadores” como Gabriel e André Almeida, e assumiu que é importante entrar bem nos primeiros jogos porque “se a entrada for forte, as distâncias pontuais podem aumentar”, mas colocou também o foco nas partidas seguintes.

“Os jogos são todos importantes. Entrar bem e depois ao quarto, quinto ou sexto jogo, em que a fadiga vai ser acumulada e o tempo de recuperação menor, também vai ser muito importante, porque as distâncias [entre os jogos] são muito curtas e podemos perder alguém por lesão ou até por ser infetado”, assinalou Bruno Lage.

Natxo González, treinador do Tondela, garantiu estar “confiante e expectante” para o jogo desta quinta-feira.

“Acredito que estamos todos expectantes e acredito que nenhuma equipa estará bem fisicamente, a 100%, neste primeiro jogo, e vamos ver que resposta damos. No dia-a-dia, estou muito contente e sou muito otimista, mas tenho de esperar pela resposta [dos jogadores]”, adiantou Natxo González.

Para o técnico da equipa beirã, o que mais o preocupa neste jogo frente ao Benfica, o primeiro após a suspensão do campeonato, é a condição física dos jogadores, uma vez que a equipa “não está no máximo das capacidades”, porque “a nível tático e técnico será mais fácil”, já que jogam juntos há 24 jornadas.

Sobre o adversário desta quinta-feira, o treinador não esconde que, “se numa situação normal já é muito difícil” o adversário ter mais posse de bola, “nesta situação, com uma condição física desconhecida, isso pode afetar muito”.

“Se o Benfica tem 80% de posse de bola estamos liquidados. Não sabemos que resposta vamos dar [fisicamente]. É um estádio onde temos muito a ganhar e pouco a perder”, admitiu o técnico, que não esconde o desgosto pelo regresso às competições com estádios vazios.

“O que lhes vou pedir [aos jogadores do Tondela] é valentia e tentar desfrutar de um campo tão precioso. Está vazio, é uma lástima, mas que desfrutem e que regressem ao futebol com muita vontade, como estávamos há um mês e meio. Pois bem, vamos voltar a jogar e desfrutar”, defendeu.

Benfica e Tondela vão entrar em campo a partir das 19h15 desta quinta-feira. Poderá acompanhar tudo AO MINUTO aqui, no SAPO Desporto.

SAIBA TUDO SOBRE O REGRESSO DA I LIGA PORTUGUESA  NO NOSSO 'ESPECIAL'

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.