Em entrevista ao portal UOL Esporte, o brasileiro César Prates recordou o convívio com Ronaldo que dava na altura os primeiros passos no Sporting.

O lateral que alinhou no Sporting entre 1999 e 2003, recorda como ajudou CR7 a afinar alguns aspectos técnicos.

"Eu acompanhei tudo. Ele estava lá connosco, eu tinha 26 anos e ele era um menino de 16 anos que desde cedo gostou de aprender. Às vezes sentávamo-nos e eu conversava muito com ele", afirmou o antigo defesa que chegou a dar dicas a Ronaldo para a marcação de livres diretos.

"Quando eu batia um livre, o Cristiano estava sempre perto de mim. Havia dois marcadores de livres, eu e o André Cruz, mas ele chutava com o pé esquerdo e tinha uma técnica diferente. Como eu batia com o pé direito, eu ensinava o Cristiano, ajustava o corpo dele, mostrava-lhe onde e como se posicionar para rematar tanto para a esquerda como para a direita do guarda-redes. Coisas como o tempo de arranque quando o árbitro apita, o 'ventinho' da bola e como bater-lhe por baixo para ela mudar de direção... Foram detalhes que aprendi com o Dorinho no Internacional."

César Prates também recorda a frustação de Ronaldo que coincidiu com uma fase negativa do Sporting depois do clube ter sido campeão no primeiro ano de César Prates.

"Ganhámos o título no meu primeiro ano mas depois mudou o treinador e não foi uma fase boa do Sporting, só vencemos a Taça de Portugal. O Ronaldo às vezes ia para o banco de suplentes, ainda estava a amadurecer. Então ele chorava muito, porque nós perdíamos e não estávamos num bom momento."

Olhando para trás, Ronaldo diz-se hoje muito feliz pelo que o jogador português atingiu.

"Ele disse que ia tornar-se o melhor do Mundo e é uma loucura ver que ele se transformou mesmo no melhor do Mundo. Entre ele e o Messi, o Messi é um talento, nasceu para aquilo, mas o Cristiano não. Ele nasceu com uma condição, um dom para jogar futebol. Tornou-se uma obsessão para ele e um foco em ser um jogador de alto nível. E é por isso que o considero o melhor do Mundo."

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.