O FC Porto criticou a atuação do vídeo-árbitro no jogo com o Belenenses SAD, que terminou empatado a uma bola. Os azuis-e-brancos pediam mão na bola de Show no 1-0 dos azuis mas o Conselho de Arbitragem, em esclarecimento ao jornal 'OJogo', já veio defender a atuaçã do VAR e explicar o porquê de o golo ser limpo.

O órgão liderado por Fontelas Gomes esclarece que o jogador do Belenenses, não comete infração porque quando a bola é cabeceada por Loum, médio do FC Porto, está "a escassos dois metros" e tem o braço encolhido e junto ao corpo, justificando esta posição com o facto de, segundo as Leis de Jogo, só se poder considerar "infração se a bola bater na mão do jogador e de imediato for golo ou criada uma oportunidade".

Veja o golo do Belenenses

"Quando a equipa que desenvolve uma fase de ataque decide recuar em direção ao seu meio-campo ou a defesa adversária joga a bola passa a ser uma nova jogada, eliminando-se as eventuais infrações técnicas cometidas na anterior fase de ataque", esclarece.

O Conselho de Arbitragem diz ainda que o VAR [Luís Ferreira e Nélson Cunha] não poderia intervir para anular o golo", já que estávamos perante uma nova fase de ataque.

Conceição: "Vai ser um campeonato a três. Acrescento as equipas de arbitragem"
Conceição: "Vai ser um campeonato a três. Acrescento as equipas de arbitragem"
Ver artigo

O FC Porto empatou, este domingo, 1-1 na visita ao Belenenses SAD, em jogo da 13.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, aumentando para quatro pontos o atraso para o líder Benfica. O médio André Santos inaugurou o marcador aos 14 minutos para os anfitriões, mas o defesa brasileiro Alex Telles igualou aos 32, de grande penalidade, minimizando os danos para os ‘dragões’, que empataram dois dos últimos três jogos disputados fora de casa na prova.

O FC Porto manteve-se no segundo lugar, agora com 32 pontos, mas ficou mais longe do Benfica, campeão nacional e líder isolado do campeonato, com 36, enquanto o Belenenses permaneceu na 12.ª posição, com 15.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.