O plantel da equipa de futebol do Sporting de Braga, em isolamento por causa da pandemia de Covid-19, faz treinos ‘conjuntos' com recurso a uma plataforma on-line.

De forma a impedir que os treinos caiam na "monotonia" e também para tentar replicar as dinâmicas e o espírito de grupo, os jogadores fazem alguns treinos ligados à mesma plataforma on-line, revelou fonte do clube.

"Recebem o plano de treino em vídeo, é muito intuitivo, mas a parte da interação é mais difícil de replicar. Hoje [segunda-feira] fizeram um treino de bicicleta com um instrutor e todos estiveram ligados a uma plataforma que permitia visualizar cada um dos colegas. Incentivam-se, pegam uns com os outros, enfim, a interação normal de um grupo de trabalho", contou.

Uma semana depois dos jogadores terem começado a treinar em casa, onde estão confinados de forma a prevenir a infeção pelo novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, o plantel "está estável em termos físicos e mentais".

O balanço "é muito satisfatório em relação aos parâmetros pretendidos", mas, obviamente, "é impossível" atingir aspetos técnico-táticos, isso só no relvado.

A alimentação, fornecida pelo clube aos jogadores que o solicitem, foi adequada ao menor gasto calórico diário e, para que os jogadores não deixem de pensar sobre o jogo, sobre futebol, são enviados a cada jogador vídeos personalizados sobre ações positivas ou negativas de treino ou de jogo.

Por desempenharem um papel muito específico, os guarda-redes fazem também um treino diferente, tal como faziam em campo, treinando muito, por exemplo, a velocidade de reação.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 308 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 13.400 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O país encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.