O treinador português, Domingos Paciência, concedeu esta segunda-feira uma entrevista ao jornal A Bola onde abordou vários assuntos relacionados com a atualidade do futebol português, nomeadamente a luta pelo título, o surgimento de novos valores como João Félix, e a possibilidade de o SC Braga em sagrar-se campeão já este ano.

"Neste momento acho que é mesmo muito difícil dizer quem vai ser o próximo campeão nacional. Benfica e FC Porto são duas boas equipas, ambas num óptimo momento, mas penso que até meados de abril pode decidir-se muita coisa. Será um período de campeonato, competições europeias, Taça de Portugal...A equipa que conseguir gerir e rentabilizar melhor o seu plantel estará mais próxima do sucesso. E ainda há o SC Braga que ganhando em casa ao Benfica e ao FC Porto pode ser campeão. Precisa, julgo eu, de criar uma onda de entusiasmo e de apoio à equipa", afirmou Domingos Paciência ao jornal A Bola sobre a luta pelo título.

Questionado sobre o talento de João Félix e as comparações que têm sido feitas entre o jogador formado no Benfica e Cristiano Ronaldo, Domingos Paciência apontou as características do número 79 da Luz a outra referência do futebol nacional.

"[João Félix] É excelente jogador, não há dúvida. Sabe posicionar-se e jogar entre linhas. Além da qualidade técnica que possui. Consegue procurar espaços onse sabe que a bola vai entrar e, com essa inteligência, fica muitas vezes na cara do golo. É evoluído na técnica de finalizar e tem marcado bastantes vezes", começou por dizer Domingos Paciência sobre João Félix.

"Vejo nele um jogador diferente do Cristiano [Ronaldo]. Tem muito tempo para crescer e continuar a potenciar qualidades. Vejo-o como um avançado móvel e não tanto como um oito ou um ala, como chegou a jogar no início da época no Benfica. No Cristiano [Ronaldo], tal como no Bernardo Silva, vejo resolução de problemas no um para um, jogadores que assumem o desequilíbrio. Félix tem outras característica, comparo-o mais ao Deco", frisou o antigo goleador do FC Porto e da Seleção Nacional, acrescentando ainda que o atual sistema de jogo do Benfica tem sido crucial para a afirmação de João Félix.

"Acima de tudo à imensa qualidade. Mas também é importante dizer que o sistema e as dinâmicas atuais do Benfica são perfeitas para as suas características. Está a jogar num 4x4x2 com muita mobilidade ofensiva, sistema ideal para ele. [João Félix] está a ser potenciado ao máximo", acrescentou Domingos Paciência.

"Se vale a cláusula de 120 milhões de euros? Já acredito em tudo! [risos] Da forma como está o futebol...Parece-me que são valores nuito elevados para um jogador tão jovem. Neste momento talvez diga que não vale esse dinheiro, acho até precoce algum clube correr o risco de pagar tanto por um jogador tão novo. Mas cada vez o futebol nos surpreende mais e acaba por ter coisas inexplicáveis. Quem o contratar terá sempre a ideia de um jogador para alinhar na frente de ataque, ao lado de um ponta de lança. É a posição certa para ele", sentenciou Domingos Paciência sobre o assunto.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.