A transferência de João Félix para o Atlético de Madrid irá render ao Benfica 120 milhões de euros por um jogador de apenas 19 anos. No entanto, são poucos os jogadores que conseguiram afirmar-se na seleção principal de Portugal e que se transferiram para o estrangeiro antes dos 20 anos.

O primeiro jogador português a consegui-lo foi João Vieira Pinto quando saiu do Boavista, em 1991, com apenas 18 anos, para rumar ao Atlético de Madrid, mas precisou de regressar a Portugal ao fim de uma época para confirmar todo o seu talento e afirmar-se como um dos maiores talentos do futebol nacional.

Espanha tem sido o destino preferencial dos 'jovens jogadores' portugueses com um total de cinco transferências. Depois de João Vieira Pinto rumar ao Atlético de Madrid, Hugo Leal saiu do Benfica em 1999/2000 para os 'colchoneros' enquanto que nesse mesmo ano Simão Sabrosa saiu do Sporting para rumar ao Barcelona.

Em 2003, Ricardo Quaresma saiu do Sporting para o Barcelona e já em 2019 João Félix abandona o Benfica para rumar ao Atlético de Madrid.

*artigo corrigido e atualizado no dia 20/6 às 15h18.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.