Rúben Amorim, treinador do Sporting, fez a antevisão à partida de amanhã, frente ao Santa Clara, a contar para a 31.ª jornada da Primeira Liga.

Santa Clara: Penso que vai ser um jogo bastante difícil, contra uma equipa bastante interessante. Penso que a ideia do seu treinador se adapta bem aos seus jogadores. penso que vai ser um bom teste para a nossa equipa. Todos os jogos são bons para crescer e as características do adversário vai servir para testar a nossa equipa. É perigoso nas bolas paradas e vai testar-nos nesse aspeto.

Equipa B: Foi importante criar a equipa B, foi importante trazer um treinador com experiência na Primeira liga. É importante para nós criar uma equipa B, com um treinador que traga ideias diferentes do da equipa A.

Esclarecimento da situação Jovane-Acuña: Como foi já dito pelo clube, não foi nada demais, nem chegou a ser uma discussão. Foi uma troca de impressões normal em todos os clubes. Isto tudo depende das vitórias e das derrotas, se ganharmos amanhã vão dizer que é sinal que os jogadores querem ganhar, se perdermos vão dizer que o ambiente no balneário não é o melhor. Por isso temos de nos focar no jogo, a partir das vitórias tudo desaparece.

Experiências semelhantes: Eu já vivi situações muito piores, com equipas que ganharam vários títulos. Não tem comparação nenhuns, já vivi na seleção, eu imagino equipas grandes, vencedoras, de Paulinho Santos, Jorge Costa, Pedro Barbosa, Sá Pinto... imagino a confusão que não foi naqueles balneários, por isso já vivi bem piores e isto nem chegou a ser uma situação.

Plano B para jogos como o do Moreirense: Eu já vi muitas equipas a jogar com mais um e não abdicarem dos quatro defesas. Nós acabamos o jogo com o Plata, o Joelson, o Jovane, o Sporar, o Nuno Mendes, com o Wendel, Matheus Nunes, com o Marcos Acuña na defesa, com o Coates e com o neto, ou seja, no fundo, tínhamos um lateral e acabamos com dois defesas. Não vou mudar a minha maneira de ser. Para mim a melhor coisa do jogo foi o facto de, a jogarmos com mais um, não abdicarmos da nossa identidade, não ficámos à toa.

Próxima jornada frente ao FC Porto, jogo com Santa Clara vai servir para testar: Não, isso não. Nós jogamos um de cada vez. O que eu sempre disse é que durante estes jogos vamos-nos focar nos objetivos deste ano, mas temos de apressar a avaliação do próximo ano e isso foi uma das razões pelas quais eu vim logo para o Sporting e o Sporting me foi buscar a meio da época. Obviamente não vou testar nada com o Santa Clara. O Santa Clara é uma grande equipa e se nos distrairmos, não vamos ter hipótese. Eu quero muito jogar, quer jogos atrás de jogos para ver o crescer da equipa.

Queixas do Sporting sobre a arbitragem são justificáveis: O que eu vi durante a semana foi um comunicado do Sporting, que acho que também deve de ter opinião sobre as coisas. O que vi também foram os jogadores a falar sobre o jogo. Mas da mesma maneira que respondi na semana passada vou responder agora, obviamente que aqueles erros têm influência no resultado, mas não têm influência na nossa exibição. Nós não jogamos mal por causa do árbitro. Teve influência no resultado? Teve. Teve influência na nossa exibição? Não.

Acuña poupado: Em princípio vai jogar, ele e o Jovane, de castigo [risos].

André Paulo, guarda-redes da equipa B: É um jogador que penso que vai para a equipa B, que será apresentado em breve.

Wendel: É um jogador com características diferentes que dá outra dimensão ao nosso jogo. Se eu gostava de ter alguma coisa do Wendel [como jogador]? Gostava de ter tudo. Se havia alguma coisa que eu gostava de passar era a mentalidade. Penso que ele tem idade para crescer e vai crescer. Mas ele está a trabalhar bem e está a ganhar influência na equipa.

Alterações na equipa são para avaliar ou para recuperar: É mais gestão física. Pode ter algo das duas coisas, podia forçar mais ainda mas não o faço. Não coloco os jogadores em risco. Nós acabamos esta época, não sabemos como vamos terminar e começamos logo outra. E as pessoas começam-se a esquecer que nós perdemos um jogador por lesão e começamos a abdicar dele no início da próxima época. É difícil estar a jogar duas épocas ao mesmo tempo sabendo que o foco principal é esta.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.