Silas assumiu o comando técnico do Sporting a 27 de Setembro último. Leva nove jogos ao leme dos 'leões' e foram vários os sistemas táticos utilizados. Agora, segundo o jornal 'A Bola', o treinador já decidiu qual o melhor face aos recursos humanos que tem às suas ordens e vai apostar em definitivo no 4x2x3x1.

Sem 'pré-época' para fazer as suas experiências, Silas viu-se forçado a testar diferentes sistemas em competição para encontrar o ideal. O Sporting de Silas já atuou em 4x4x2, em 4x3x3 e chegou mesmo a atuar com apenas três defesas, em 3x5x2 e até em 3x4x3.  Mas as dificuldades que a equipa foi denotando em termos defensivos terão levado o treinador a decidir-se em definitivo por um esquema com dois médios-defensivos, garantindo assim maior solidez ao meio-campo no apoio à defesa.

A paragem para as seleções e o 'descanso' forçado do último fim-de-semana, em virtude de já não estar na Taça de Portugal, permitiram a Silas afinar este sistema e concluir que será mesmo aquele que, do ponto de vista coletivo mais garantias dá à equipa, mesmo não se tratando daquele que o técnico mais gosta.

Adepto confesso do 3x5x2, que tantas vezes utilizou no seu antigo clube, o Belenenses, Silas adiará para 'segundas núpcias' a tentativa de implementar esse sistema nos 'leões', quando contar com jogadores - sobretudo defesas - cujas características  sejam mais adequqadas, algo que para já não acontece.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.