Está aí o dérbi dos dérbis, joga-se já esta sexta-feira no estádio de Alvalade.

A 16 pontos do Benfica, o Sporting vai tentar aproximar-se da frente do campeonato no fecho da primeira volta, sabendo no entanto que a margem de manobra para chegar aos dois primeiros lugares é bastantes escassa.

Complicada será também a tarefa de quebrar a invencibilidade do Benfica de Bruno Lage. Desde que assumiu o comando técnico do Benfica, os encarnados somaram apenas um empate (frente ao Belenenses) e uma derrota, no clássico frente ao FC Porto.

Depois do desnivelado dérbi na Supertaça, em que os encarnados venceram por 5-0, resta ao Sporting dar uma réplica diferente naquele que poderá ser o último jogo de Bruno Fernandes com a camisola dos verdes e brancos.

Os dois técnicos fizeram, esta sexta-feira a antevisão da partida, e a iminente saída do médio acabou por ser um tema incontornável. Silas, por um lado, frisou que se trata do melhor jogador do campeonato.

Já Bruno Lage também se desfez em elogios, considerando que o Sporting fica com mais forte com o médio.

"Preparámos o jogo em função da equipa e do que têm feito nos últimos jogos. O Bruno é um excelente jogador, já o elogiei várias vezes, mas independentemente de ele jogar ou não, acho que o Sporting continua a ter qualidade, embora com ele tenha uma qualidade maior."

No 'mind game' habitual neste tipo de jogos, Silas atirou a pressão para o lado do Benfica, ao dizer que os encarnados fizeram esta temporada o maior investimento de sempre na construção do seu plantel.

"Penso que não vai ter influência. O Benfica tem um plantel muito bom, fez o maior investimento de sempre e pode apresentar um onze competitivo à mesma. O Benfica será competitivo apresente o onze que apresentar. Acho que vai mudar dois ou três jogadores. Têm um bom jogador, plantel competitivo, não acho que seja um factor de vantagem para nós."

Com a natural ambição de vencer, o técnico considera que esta partida vale bem mais do que três pontos.

"Este jogo vale mais do que três pontos, é o jogo que mexe com mais com o futebol português em todo o país. treinamos durante a semana . Sou português, lisboeta e já vivi em jogos destes. Na bancada e na formação. Para nós é muito mais, para o Benfica e Sporting", disse.

O timoneiro das águias também afina pelo mesmo diapasão e releva a importância de um empate desta dimensão.

"Vale três pontos e é com essa intenção que vamos a jogo. Há outra dimensão, por ser um dérbi, um dos jogos mais importantes a nível nacional. O Benfica quer ganhar ao Sporting e o Sporting quer ganhar ao Benfica, em qualquer modalidade e em qualquer escalão. Todos querem que a sua equipa vença e que os adeptos fiquem felizes com a prestação."

Já em relação às ausências para o dérbi, o central uruguaio Coates, que viu o quinto amarelo em Setúbal, vai cumprir suspensão e é ausência certas nas opções de Silas. O técnico também confirmou a ausência de Luciano Vietto que saiu lesionado da partida do Bonfim. Luís Neto já está recuperado da lesão nas costelas sofrida no final de 2019 e poderá ser opção.

Para o dérbi, Bruno Lage confirmou que Ferro e Gabriel estão recuperados e estão na convocatória. Já Jardel vai ficar de fora por lesão.

"Estão convocados para o jogo", foi desta forma que o técnico confirmou a disponibilidade do defesa e do médio.

O Sporting-Benfica está marcado para esta sexta-feira, às 21h15. Poderá acompanhar tudo sobre o jogo no SAPO Desporto.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.