O FC Porto recebeu e venceu este domingo o Vitória de Guimarães B, por 1-0, em jogo da 16.ª jornada da 2.ª Liga com um golo de André Pereira, aos 75 minutos.

Nua partida disputada quase sempre sob chuva e vento, o FC Porto fez jus ao triunfo, sobretudo pelo caudal ofensivo a equipa depois do intervalo, e subiu ao terceiro lugar com 28 pontos. Vitória de Guimarães B mantem-se no último posto, com 20

O equilíbrio marcou os primeiros 25 minutos e depois os portistas começaram gradualmente a tomar conta do jogo e a criar perigo junto à baliza vimararense.

Fede Varela forçou Miguel Oliveira a uma defesa apertada aos 31 minutos, seguiu-se um lance em que um defensor do Guimarães B quase fez autogolo e outro, aos 38, em que o FC Porto B pediu grande penalidade penalti após um despique entre Galeno e Dénis, que terminou com o dianteiro portista caído na área adversária e a reclamar falta.

A segunda parte foi de domínio quase total dos 'dragões', apenas quebrado por dois remates de Castro para as mãos de Diogo Costa e por um cabeceamento perigoso de Pedro Raul (52).

Os minhotos começaram então a dar sinais de desgaste físico, a recuar e a sentir crescentes dificuldades para ligar o seu jogo e sair para o ataque, de pouco valendo as substituições que o treinador Vítor Campelos operou.

A pressão portista acentuou-se com o andar do jogo e as situações de perigo tornaram-se mais frequentes perto da baliza de Miguel Oliveira, como aconteceu num remate forte de Luizão, aos 61, e num cabeceamento de Galeno, dois minutos depois.

Apos várias tentativas, ora pelos flancos, ora pelo corredor central, com Fede Varela ao 'leme', o FC Porto marcou, num lance concebido por Galeno e finalizado, ao segundo remate, por André Pereira, aos 75 minutos.

Daí até ao fim, o Vitória de Guimarães B apostou tudo os lançamentos longos para a área portista, mas não conseguiu verdadeiras construir situações de golo e, nos instantes finais, reclamou também uma grande penalidade.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.