A seleção portuguesa triunfou esta terça-feira diante da Itália, por 1-0, em jogo particular disputado em Genebra. Éder marcou o seu primeiro golo pela seleção aos 52 minutos, após cruzamento de Ricardo Quaresma, dando aos lusos a primeira vitória sobre a "Azzurra" desde 1976.

Em fase final da temporada, a partida disputou-se a um ritmo lento, com bastante fadiga de grande parte dos jogadores das duas equipas. Ainda assim, a equipa de Fernando Santos, esta terça-feira privada da sua maior estrela, Cristiano Ronaldo, conseguiu impôr-se e vencer pela margem mínima, embora também por quota-parte de demérito do adversário.

No primeiro tempo não houve golos para a comunidade portuguesa na Suíça. A Itália dispôs de algumas - poucas - ocasiões na primeira meia hora de jogo, mas Bertolacci, aos 18', e El Shaarawy, aos 26', não acertaram na baliza de Beto. Portugal acordou à passagem dos 30 minutos, mas Varela não conseguiu evitar um corte de um defesa adversário em cima da linha de golo e João Moutinho rematou para defesa de Sirigu.

A equipa lusa arrancou bem no segundo tempo, já sem Fábio Coentrão, que saiu lesionado aos 26', e chegou ao golo. Aos 52 minutos, Eliseu arrancou e ultrapassou dois adversários para lançar Quaresma na esquerda. O extremo cruzou com a sua habitual trivela e Éder desviou no coração da área para o golo dos lusos. Veja o golo.

Portugal soube tomar conta do jogo, perante a passividade italiana, e aproximou-se do segundo golo aos 65', mas Moutinho não conseguiu servir Éder depois de entrar em velocidade na grande área. Logo depois, a Itália ficou perto de igualar por Darmian, mas o lateral atirou ao lado após tirar Daniel Carriço do caminho.

Éder ainda ficou perto da 'cereja no topo do bolo' aos 88 minutos, mas o pontapé de bicicleta do avançado do Sporting de Braga passou ao lado da baliza italiana. De seguida, Beto fez duas grandes defesas e conseguiu segurar a vantagem mínima para os lusos até ao final, dando a primeira vitória sobre a equipa italiana em 39 anos.

Veja os melhores lances do jogo.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.