Quando falta pouco tempo para o início do Portugal-Lituânia, de apuramento para o Europeu de futebol de 2020, muitos são os adeptos que já estão no Estádio do Algarve para esta partida que poderá garantir aos lusos um lugar na fase final da prova.

Há muitos muitos emigrantes portugueses que aproveitaram esta oportunidade para dar um salto até ao sul do país, ver a seleção e passar umas mini-férias. Mas nem só de portugueses se faz este jogo.

A equipa de reportagem do SAPO Desporto encontrou um grupo de hindus moçambicanos que estão em Portugal para a primeira edição da Diwali Cup, um intercâmbio cultural entre os hindus de Portugal e os da antiga colónia portuguesa em África. O grupo de hindus de Moçambique, da subcasta Vanja, venceu o torneio, a que deram o nome de Diwali Cup. A ideia é expandir a iniciativa para outros países, sendo que Inglaterra ou Moçambique deverá receber a segunda edição da prova em 2020.

Num país que vibra com o futebol português, para estes moçambicanos, esta está a ser uma experiência única.

O Diwali é uma festa religiosa sikhismo, conhecida também como o festival das luzes. Celebrado uma vez ao ano, o evento simboliza a destruição das forças do mal. Atualmente é um feriado comemorado pelos hindus, sikhs e jains em todo o mundo como o festival das luzes, onde as luzes ou lâmpadas significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano. comemorado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre no mês de outubro ou novembro.

Veja a reportagem

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.