Real Madrid e Barcelona decidem esta quarta-feira quem leva para casa a Supertaça de Espanha. A formação da capital espanhola parte em vantagem depois de ter vencido a primeira mão por 3-1 no reduto dos ‘blaugrana’.

No encontro desta noite, o palco é o Estádio Santiago Bernabéu que deverá encher para receber mais uma edição de ‘El Clássico’. Tanto Zidane como Valverde querem conquistar o primeiro troféu da temporada em Espanha depois de, no último ano, terem vencido campeonato e Taça do Rei respetivamente. Para os madrilenos pode ser a segunda Supertaça depois de já terem vencido a Supertaça Europeia ao Manchester United.

As escolhas de ambos os técnicos não deverão divergir das formações apresentadas no primeiro embate entre ambos. Zidane tem quase todo o plantel à sua disposição tendo apenas Ronaldo de fora das escolhas para o encontro desta noite. O avançado português foi expulso no encontro da primeira mão, mas existia a hipótese de poder ser opção para o encontro. No entanto, o recurso foi recusado e o jogador vai mesmo falhar a partida.

Em sentido inverso, o treinador francês volta a contar com Modric que regressa após cumprir castigo. O médio ficou de fora da primeira mão devido a uma expulsão em 2014 quando enfrentou o Atlético de Madrid na Supertaça de Espanha. Cumprida a suspensão, o internacional croata está de volta e com provável entrada no onze em detrimento de Kovacic.

Dúvidas no meio campo com certezas na frente do ataque

Do lado do Barcelona, a dúvida paira sobre Andrés Iniesta. O médio espanhol está com problemas musculares e pode não recuperar a tempo de ser opção no jogo desta noite. Caso o internacional espanhol fique de fora, Ernesto Valverde pode apostar ou em Sérgio Roberto ou André Gomes para o seu lugar.

Outra das dúvidas sobre as escolhas do técnico passa por Nélson Semedo. O defesa direito ficou no banco de suplentes no encontro da primeira mão, mas pode alinhar como titular no jogo da segunda mão. O jogador ex-Benfica é reforço para esta temporada e surge como opção natural para defesa direito apesar da aposta de Valverde em Aleix Vidal. No entanto, o técnico disse em conferência de imprensa de antevisão que o jogador está convocado e que se está a habituar cada vez mais rápido aos processos da equipa.

André Gomes e Nélson Semedo nos convocados do Barcelona para a Supertaça
André Gomes e Nélson Semedo nos convocados do Barcelona para a Supertaça
Ver artigo

Fora das questões sobre quem vai a jogo está Leo Messi. O avançado argentino vai ser a primeira ‘seta’ apontada à baliza ‘merengue’ e espera-se que grande parte do jogo passe pelos seus pés. Depois de ter sido muito marcado na primeira mão, o camisola 10 do Barcelona vai receber nova ‘dose’ por parte da defensiva do Real Madrid que não esquece a última exibição do argentino quando visitou o Bernabéu.

Ausência de Ronaldo está confirmada

Cristiano Ronaldo é a grande ausência no lado do Real Madrid, mas os ‘merengues’ ainda tinham esperanças de poder contar com o avançado português na segunda mão da Supertaça de Espanha. O clube madrileno recorreu do castigo aplicado a Cristiano Ronaldo que definiu uma suspensão de cinco jogos de castigo (um pelo duplo amarelo e mais quatro por ter empurrado o árbitro do encontro) e pretendia contar com ele para o jogo esta noite.

A despenalização de Ronaldo não era uma tarefa fácil e confirmou-se visto que o jogador vai mesmo ser impedido de jogar contra o Barcelona. O castigo sobre o internacional português mantê-se e Zidane foi multado pelos comentários que fez.

Real tenta colocar o castigado Ronaldo em campo frente ao Barça esta noite
Real tenta colocar o castigado Ronaldo em campo frente ao Barça esta noite
Ver artigo

O Real Madrid pretendia que o segundo cartão amarelo fosse retirado por acreditar que Ronaldo não simulou nenhuma falta, mas sim que se desequilibrou e caiu. Uma despenalização teria um efeito imediato e abria uma oportunidade para CR7 alinhar frente ao Barcelona, mas ficou gorada com a decisão dos órgãos competentes da Liga. Os cinco jogos de castigo mantêm-se e Ronaldo vai mesmo falhar a segunda mão da Supertaça bem como as quatro primeiras jornadas da Liga Espanhola. No seu lugar, o treinador dos ‘merengues’ deve lançar Isco à semelhança do que fez noutras ocasiões.

O que dizem os treinadores:

Zinedine Zidane:

“No futebol não há nada sentenciado. Vamos ter de jogar muito bem porque o Barcelona pode provocar-nos dificuldades a qualquer momento. Na primeira mão tiveram ocasiões e temos de fazer um grande jogo. Já o fizemos no primeiro encontro e neste vamos ter de jogar a eliminatória até ao final”, disse em conferência de imprensa.

Ernesto Valverde:

“Levamos um marcador adverso para o jogo da segunda mão, mas nada é impossível. Vamos manter a nossa ideia de ir lá ganhar o jogo e conseguir o título. Não nos daremos por vencidos em antemão. Qualquer rotação que faça será com o intuito de vencer o jogo”.

A segunda mão da Supertaça de Espanha está marcada para esta quarta-feira. No Santiago Bernabéu vão estar em oposição o vencedor do campeonato (Real Madrid) e o vencedor da Taça do Rei (Barcelona). Na primeira mão, os ‘merengues’ conquistaram uma vitória por 3-1 em pleno Camp Nou num encontro com uma segunda parte de ‘loucos’ em que foram marcados os quatro golos.

NDR: Artigo atualizado depois de ser conhecida a decisão sobre o recurso apresentado pelo Real Madrid.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.