O projeto resultou de uma “iniciativa inédita, tanto a nível nacional como internacional” do CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto e permite “a fácil consulta e um diversificado aproveitamento jornalístico ou meramente informativo” dos dados, de acesso livre e gratuito.

“Qual a razão para ser o CNID a lançar esta iniciativa? Porque os jornalistas são parte importante da narrativa das vitórias desportivas e porque, tratando-se de uma organização sem fins lucrativos, que tem apoio do Estado, mas é privada, encontra-se ao mesmo tempo suficientemente distante e suficientemente próxima das confederações, das federações e dos atletas”, refere a instituição.

O CNID espera a “colaboração de dezenas e dezenas de instituições”, incluindo o Comité Olímpico de Portugal e o Comité Paralímpico de Portugal, a Fundação do Desporto, a Confederação do Desporto e as diversas federações, associações, Ligas e clubes.

“Será solicitada, também, a colaboração dos órgãos de Comunicação Social e de outras entidades para garantir maior qualidade histórico-informativa”, acrescenta o CNID.

Inserido nos 55 anos de existência do CNID, que se completam em 2021, o projeto vai começar pelos títulos nacionais e internacionais, alargando a recolha de informação para o nível distrital numa segunda fase.

O projeto conta com o cofinanciamento da Fundação do Desporto e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.