A prata de Nélson Évora nos Europeus de pista coberta

O mês de março iniciou com prata. Nélson Évora sagrou-se vicecampeão da Europa nos Europeus de pista coberta em Glasgow, quedando-se pela segunda posição na final do triplo salto.

Campeonato Europeus de Atletismo de pista coberta
Nelson Évora mostra a medalha de prata conquistada. EPA/VALDRIN XHEMAJ

Com a marca de 17,11, o atleta português acabou por ficar com a prata.

O vencedor do concurso foi o azeri Nazim Babayev, com 17,29 metros, que assim sucede a Évora, que foi campeão em 2015 e 2017.

Benfica vence no Dragão e avançou para a liderança

FC Porto vs Benfica
João Félix celebra o golo com Rafa. EPA/JOSE COELHO

No clássico no estádio do Dragão, o Benfica venceu o FC Porto por 2-1 e saltou para a liderança do campeonato português.

Os azuis e brancos ainda se viram em vantagem, mas a equipa de Bruno Lage acabou por conseguir dar a volta ao texto, com golos de João Félix (26’) e Rafa (52’).

Acabou por ser um clássico decisivo, já que os encarnados saltaram para a liderança do campeonato e não mais a voltariam a perder, para assegurarem o título nacional. João Félix esteve em particular destaque, naquele que foi o jogo do título da temporada passada.

Rui Pinto extraditado para Portugal

Rui Pinto à chegada ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa
O português Rui Pinto, colaborador do Football Leaks, à chegada ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, para ser ouvido em primeiro interrogatório judicial, no âmbito da investigação a acessos aos sistemas informáticos do Sporting e da Doyen Sports. O arguido foi entregue às autoridades portuguesas na quinta-feira e viajou de imediato para Lisboa, depois de ter estado em prisão domiciliária em Budapeste, com base num mandado de detenção europeu emitido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). Lisboa, 22 de março de 2019. RODRIGO ANTUNES/LUSA créditos: Rodrigo Antunes/Lusa

Rui Pinto, colaborador do Football Leaks, foi extraditado pela justiça húngara na sequência de um mandado de detenção europeu emitido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

O alegado 'hacker' foi detido pela justiça húngara com base em alegados acessos aos sistemas informáticos do Sporting e do fundo de investimento Doyen Sports e posterior divulgação de documentos confidenciais.

Posteriormente o tribunal decretou a prisão preventiva para Rui Pinto de 30 anos. O informático é acusado de quatro crimes: acesso ilegítimo, violação de segredo, ofensa à pessoa coletiva e extorsão na forma tentada.

FC Porto vence Roma e garante o acesso aos 'quartos-de-final' a Liga dos Campeões

Liga dos Campeões: FC Porto pela 10.ª vez no 'top 8' da principal competição de clubes
créditos: SAPO Desporto

O FC Porto garantiu o acesso aos quartos de final da Liga dos Campeões, isto depois de vencer os italianos da Roma por 3-1.

Num encontro que teve que ser decidido no prolongamento, Alex Telles marcou o golo decisivo.

Depois de uma desvantagem trazida do encontro da primeira mão (2-1), Soares, aos 26, Marega, 53, e Alex Telles, aos 117 conseguiram dar a volta à eliminatória. De Rossi marcou de grande penalidade para os romanos.

Miguel Oliveira, primeiro português a somar pontos no MotoGP

Miguel Oliveira:
créditos: SAPO Desporto

Foi em março que Miguel Oliveira fez história ao tornar-se no primeiro português a pontuar na classe rainha do Mundial de motociclismo, em MotoGP.

Miguel Oliveira cortou a meta a 25,855 segundos do vencedor, o espanhol Marc Márquez (Honda), mas a apenas 176 milésimos do 10.º, o espanhol Pol Espargaró, numa KTM oficial, e a 563 do nono, o irmão Aleix Espargaró, numa Aprilla, somando os primeiros cinco pontos de um piloto luso em MotoGP.

Ajax humilhou campeão europeu para chegar aos 'quartos' da Champions

Frenkie de Jong é o melhor médio da edição 2018/2019 da Liga dos Campeões
créditos: SAPO Desporto

Foi com um 4-1, que o Ajax afastou o campeão europeu Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu, dos quartos de final da Liga dos Campeões.

O guardião português Bruno Varela, emprestado pelo Benfica, foi um dos jogadores que assistiu ao jogo a partir do banco de suplentes e viu logo aos 7' minutos o Ajax empatar a eliminatória com um golo do marroquino Ziyech.

David Neres, Dušan Tadić e Lasse Schöne marcaram os tentos que sentenciaram o Real Madrid. Marco Asensio ainda deu esperanças aos blancos, mas foram os holandeses que seguiram em frente para os últimos oitos da Champions.

Era a queda do tricampeão europeu Real Madrid, na prova milionária, na primeira época após a saída de Cristiano Ronaldo.

Bárbara Timo conquista medalha de bronze no Grande Prémio de Tbilisi

Judo / Bárbara Timo:
Judo / Bárbara Timo: "Feliz, realizada, mas não completamente porque queria o ouro" créditos: DR

A judoca Bárbara Timo conquistou a medalha de ouro para a seleção portuguesa na categoria de -70kg no Grande Prémio de Tbilisi.

A atleta de 28 anos impôs-se na final à alemã Laura Vargas Koch por ‘ippon’.

No combate pela medalha de ouro, a atleta, nascida do Brasil, que se naturalizou portuguesa em 2019, venceu a final após 4.20 minutos de combate.

No final da prova, a atleta mostrou-se feliz, mas "não realizada porque queria o ouro".

Sporting conquista Taça de Portugal de futsal

Sporting vence Taça de Portugal de futsal frente ao Benfica
Sporting vence Taça de Portugal de futsal frente ao Benfica

O Sporting lograram a conquista da Taça de Portugal de futsal depois de baterem na final o Benfica em Gondomar.

Depois de um empate a cinco golos no tempo regulamentar, os 'leões' venceram nos penáltis por 3-2.

Francis Obikwelu campeão mundial de 60 metros em veteranos

Obikwelu
Obikwelu créditos: KERIM OKTEN / EPA

Francis Obikwelu sagrou-se campeão mundial de veteranos na prova dos 60 metros, nos campeonatos de pista coberta, que se realizaram em Torun, na Polónia.

O velocista do Sporting, que se estreou em competições de veteranos, correu a final da prova em 6,90 segundos, recorde nacional do escalão de M40 (mais de 40 anos), derrotando por quatro centésimos o sueco Lion Martine

Francis Obikwelu, o homem que não consegue parar de correr
Francis Obikwelu, o homem que não consegue parar de correr
Ver artigo

Ainda em 2019, o SAPO Desporto fez uma reportagem com o homem mais rápido do atletismo português: Francis Obikwelu.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.