Portugal Sub-20 é campeão do mundo em hóquei em patins

O mês de setembro começou da melhor forma para o país com a notícia de que Portugal se tinha sagrado campeão do mundo de hóquei em patins de sub-20 pela terceira vez consecutiva, ao derrotar a Espanha, por 2-0, na final do Mundial, disputado em Nanjing, na China. Na sexta vez que reeditaram a final do Mundial da categoria, a equipa lusa levou a melhor sobre a congénere espanhola.

Dois títulos para o Sporting

No dia seguinte (02), o Sporting conquistou a Supertaça portuguesa de futsal, ao derrotar o Benfica por 3-2, em jogo disputado no pavilhão Municipal Mário Mexia, em Coimbra. Os homens de Nuno Dias, campeões em título da temporada passada, entraram mais fortes e colocaram-se em vantagem com um golo de Varela antes da marca dos dois minutos.

Supertaça de futebol feminino: Sporting vs Braga
As jogadoras do Sporting festejam a conquista da final da Supertaça de Futebol feminino contra o Braga, disputado no Estádio Cidade de Coimbra, em Coimbra, 03 de setembro de 2017. PAULO NOVAIS/LUSA créditos: © 2017 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

A alegria leonina não ficou por aqui, uma vez que as jogadoras do Sporting, vencedoras em 2016/17 do campeonato e da Taça de Portugal, conquistaram a terceira edição da Supertaça feminina de futebol, ao vencer o Sporting de Braga por 3-1, após prolongamento, em Coimbra. A formação de Nuno Cristóvão, que replicou no feminino o ‘triplete’ do Benfica, de Rui Vitória, começou o encontro a perder, como na final da Taça de Portugal de 2016/17, também face às bracarenses, que se adiantaram por Pauleta, aos 12 minutos.

O barulho dos motores volta ao Rio Douro

Os históricos aviões YAK 52 dão um espetáculo sobre as Caves de Gaia
@Paulo Calisto/Red Bull Content Pool
Afinal há ou não há Air Race em 2018? Autarquia do Porto diz que não, Gaia diz que ainda negoceia com Red Bull
Afinal há ou não há Air Race em 2018? Autarquia do Porto diz que não, Gaia diz que ainda negoceia com Red Bull
Ver artigo

No mesmo dia, 03, a organização do Red Bull Air Race anunciava que 850.000 pessoas assistiram aos dois dias da competição que decorreu no circuito do rio Douro. Depois de no sábado o registo de 250 mil ter representado um recorde num só dia da prova de acrobacia de aviões, os 850 mil contabilizados superam, segundo a organização, o número total das cinco etapas anteriores da edição deste ano, realizadas noutros locais fora de Portugal.

Chegada de Francisco Lufinha e Anke Brandt à Marina de Oeiras
O kitesurfista Francisco Lufinha segura a bandeira de Portugal à chegada à Marina de Oeiras, depois de bater um novo recorde mundial da maior viagem de kitesurf em dupla com a kitesurfista Anke Brandt (ausente da fotografia), na ligação entre os Açores e o continente, Oeiras, 13 de setembro de 2017. MÁRIO CRUZ/LUSA créditos: © 2017 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

No dia 13, um momento histórico e insólito para o desporto português. O recordista internacional da maior viagem em kitesurf sem paragens, o português Francisco Lufinha, chegava a Oeiras e fixava um novo recorde mundial de travessia de kitesurf em dupla, ao percorrer 1.646 quilómetros. Em 2013, Lufinha ligou o Porto a Lagos, em 2014 as ilhas Selvagens ao Funchal e em 2015 estabeleceu o novo recorde do mundo, unindo Lisboa à ilha da Madeira em 48 horas, percorrendo 874 quilómetros em kitesurf, juntando-lhe agora a ligação Ponta Delgada-Oeiras.

Fernando Gomes: "Tom de crítica em relação à arbitragem é inaceitável e impróprio de um país civilizado"
Fernando Gomes: "Tom de crítica em relação à arbitragem é inaceitável e impróprio de um país civilizado"
Ver artigo

No dia 20 de setembro, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, foi nomeado pela UEFA para a Comissão Executiva da FIFA, tornando-se no primeiro português a ocupar um cargo nesta estrutura. A nomeação do dirigente português para o órgão máximo da FIFA ocorreu durante o 13.º Congresso extraordinário da UEFA, em Genebra, na Suíça, na sequência da demissão do espanhol Ángel María Villar das funções que desempenhava nos organismos continental e mundial. Fernando Gomes, de 65 anos, preside à FPF desde dezembro de 2011, depois de ter liderado a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), entre junho de 2010 e dezembro de 2011, ocupando o cargo na FIFA até ao próximo Congresso da UEFA, anunciou hoje o organismo que rege o futebol europeu.

Sagan continua a ser o rei da estrada em ciclismo

Peter Sagan, tricampeão do Mundo de ciclismo
Peter Sagan, tricampeão do Mundo de ciclismo

Já no dia 24, o ciclista eslovaco Peter Sagan sagra-se campeão do mundo pela terceira vez e tornou-se o primeiro a fazê-lo de forma consecutiva, ao ganhar a corrida de fundo dos Mundiais disputados em Bergen, na Noruega. A prova de 276,5 quilómetros decidiu-se ao 'sprint', com Sagan a impor-se por menos de meia roda ao norueguês Alexander Kristoff, após 6:28.11 horas de corrida, enquanto o australiano Michael Matthews terminou em terceiro.

Miguel Maia (C) capitão do Sporting de Espinho festeja a conquista da Taça de Portugal de voleibol frente ao Benfica
Miguel Maia (C) capitão do Sporting de Espinho festeja a conquista da Taça de Portugal de voleibol frente ao Benfica, disputado no Pavilhão Multiusos de Gondomar, 12 março 2017. créditos: ESTELA SILVA/LUSA

No penúltimo dia do mês, o Sporting de Espinho vence pela quinta vez na sua história, e primeira desde 1999/2000, a Supertaça portuguesa de voleibol, ao vencer o Benfica por 3-2, em encontro disputado em Almada. O Benfica, que tinha conquistado as últimas seis edições, continua a liderar o ‘ranking’, precisamente com seis títulos, contra cinco de Castêlo da Maia e Sporting de Espinho.

Reveja todos os temas mais importantes de 2017 na Revista do Ano preparada pela equipa do SAPO Desporto

Revista do Ano 2017

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.