Paraguai não é propriamente um país conhecido pelas suas medalhas olímpicas. Mas este verão, os Jogos Olímpicos de Londres terão uma presença paraguaia especial, na pessoa da atleta e modelo Leryn Franco, a recordista do lançamento do dardo do seu país.

A beleza da atleta, de 30 anos, 1,74 m e 54 kg, tem feito correr muita tinta na imprensa do seu país, já que também é modelo quando não está a treinar ou em competição. E é aqui que ela sente mais a pressão por parte da comunicação social paraguaia.

É de esperar que parte das câmaras fotográficas de Londres estejam focadas nela, talvez mais pela sua beleza do que pela sua prestação na pista.

No Paraguai, a beleza da atleta chegou mesmo a provocar "ciúmes" na modelo Larissa Riquelme, a mulher mais badalada e mais conhecida do país, famosa pelos decotes generosos apresentados durante o Mundial de Futebol de 2010.

Leryn Franco é a recordista do lançamento do dardo no seu país. Ficou famosa, sobretudo na internet, durante os Jogos Olímpicos de Pequim. A sua melhor marca pessoal é de 55, 66 metros, obtida em Junho, em Buenos Aires.

Mas os seus resultados desportivos, apesar de ser recordista nacional, deixam muito a desejar a nível mundial. Em 2003 ficou em 23º lugar nos Campeonatos do Mundo e em 42º lugar, em Atenas, num total de 45 atletas.

Apesar de ter conseguido o seu melhor resultado em 2007, terminou em último lugar (12º) nos Jogos Pan Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.