Ao evidenciar maior determinação, a equipa feminina de andebol do Petro de Luanda revalidou na sexta-feira, na capital do país, a Taça de Angola ao derrotar o 1º de Agosto por 19-16, em jogo da final disputado no pavilhão da Cidadela.

Com um início fulgurante, as duas formações procuravam marcar mais golos possíveis, o que levava ao delírio centenas de adeptos nas bancas, numa clara correspondência ao desempenho das jogadoras na quadra.

Nesta toada, em que o equilíbrio era a nota dominante, mas com as petrolíferas na exploração de algumas falhas das militares, a partida chegou ao intervalo com a vantagem das primeiras, por 12-7.

Ao reatamento, o 1º de Agosto, embora bastante pressionante, esbarrava-se numa defesa acutilante do Petro, que continuava à ampliar o resultado. Assim, com maior frieza e determinação, a turma do treinador Vivaldo Eduardo começava a superar uma certa apatia das comandadas do técnico Morten Soubak.

Quando restavam cerca de cinco minutos da fase derradeira, houve uma contrariedade ao plantel agostino, com a saída forçada da pivot Albertina Kassoma, por lesão, o que veio diminuir a produção da sua equipa.

Assim, mesmo com esforço redobrado, o 1º de Agosto foi incapaz de travar os desígnios do Petro, tal como aconteceu no campeonato nacional, em que se superiorizaram aos seus eternos rivais.

Contribuíram significativamente para o feito, as atuações irrepreensíveis das jogadoras Aznaide Carlos, Rissia Oliveira, Magda Cazenga, Manuela Paulino, Natalia Kamalandua, Vilma Neganga e Teresa Almeida "Bá", por parte do Petro.

Do outro lado, realce à Isabel Guialo, Cristian Mwasessa, Joelma Viegas, Albertina Kassoma, Juliana Machado e Silvia Mulabo, mesmo sem o êxito desejado.

Com este resultado, na 11ª edição da prova, as “tricolores” obtém o seu décimo triunfo, enquanto que as “rubro negras” possuem apenas uma conquista.

Após o desafio, realizou-se a cerimónia de entrega de troféus, orientada pelo presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), Pedro Godinho, também assistida por outras personalidades, dos quais os presidentes dos dois clubes.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.