A seleção nacional joga esta quarta-feira o penúltimo jogo do grupo 5 da fase de apuramento para o play-off do Qatar 2015.

Depois de uma longa viagem que a conduziu desde Lisboa a Jelgava, cidade onde se encontra instalada, a seleção nacional de Portugal chegou a Riga - uma capital Europeia da Cultura em 2014 - onde esta quarta-feira (19.05 h. locais, menos duas em Portugal Continental) defronta a Letónia, em jogo a contar para a quinta e penúltima jornada do grupo 5 da fase de apuramento para o play-off do Campeonato do Mundo do Qatar 2015.

A situação da formação lusa não é confortável, já que não depende de si própria, mas o objectivo está perfeitamente traçado e definido. Portugal quer ganhar os dois jogos, esta quarta-feira frente à Letónia e no domingo, em Mafra, diante da Bósnia, cumprindo assim naquilo em que neste momento depende exclusivamente de si. Só depois, terminados todos os jogos do grupo 5, serão feitas as contas.

Para a manhã desta quarta-feira está agendado um treino, necessariamente ligeiro, já que para além da longa viagem a que a equipa foi submetida hoje, o jogo disputa-se já esta quarta-feira.

A comitiva portuguesa está instalada em Jelgava, a cerca de 30 quilómetros de Dobele, cidade onde vai decorrer o jogo com a Estónia.

Seleção com personalidades

Da lista oficial de 28 jogadores da Letónia - que venceu Portugal por 26-29 no jogo de abertura do grupo 5, disputado na Nazaré - constam 14 jogadores a atuar no estrangeiro, entre os quais se salienta Dainis Kristopans, no Tatran Presov (Eslováquia) que está a disputar a EHF Cup e a SEHA League. Outros jogadores de destaque são os três que atuam na Bundesliga - Evans Klesmiks, Aivis Jurdzs e Girts Lilienfelds, o primeiro no Wetzlar e os seguintes no Eisenach - e os dois jogadores que atuam na Noruega - Uldos Libergs (Drammen) e Janis Pavlovics no Sandefjord.

No que diz respeito a Portugal, e olhando a lista de jogadores que Rolando Freitas utilizou na Nazaré em 30 de Outubro, notam-se as ausências de Carlos Carneiro, Tiago Rocha, Cláudio Pedroso, Tiago Pereira, Pedro Solha e João Antunes, todos lesionados.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.