O campeonato africano de clubes em andebol, a realizar-se de 03 a 14 de outubro, na Cidade da Praia, está orçado em cerca de 40 mil contos (cerca de 362 mil euros), revelou esta sexta-feira, o presidente da Federação Cabo-Verdiana de Andebol (FCA).

Nelson Martins, que falava à imprensa, na Cidade da Praia, após um encontro com o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, esclareceu que as equipas participantes entram com uma percentagem para ajudar na “amortização” do orçamento.

“A organização está ainda a trabalhar para conseguir completar esse orçamento”, precisou Nelson Martins.

Em relação à logística, garantiu que, a uma semana do início da competição, “está tudo a postos” e com tudo “controlado” com os hotéis e as empresas transportadoras.

Quanto aos recintos desportivos que vão receber a competição, pavilhão Vavá Duarte e o polivalente do Bairro, avançou que as remodelações efectuadas estão na fase final, informando ainda que os trabalhos para montagem do piso do gimnodesportivo vão iniciar-se este sábado, 28.

Em relação ao encontro com o Presidente da República, disse que foi com o objectivo de dar a conhecer os jogos do 41.º campeonato africanos dos clubes e convidá-lo para presidir ao acto da abertura, convite esse, conforme relevou, recusado por questões de agenda.

Avançou, no entanto, que o Presidente da República se demonstrou “aberto” em ajudar a Federação cabo-verdiana de Andebol na realização desta competição.

“Sendo um evento do país, viemos ver de que forma a Presidência da República nos pode apoiar”, precisou o responsável máximo do andebol cabo-verdiano.

O torneio vai contar com a participação de 20 equipas, 10 masculinos e 10 femininos e vai ser disputado no pavilhão Vavá Duarte e no polivalente do Bairro.

As equipas do Atlético (masculino) e Amarante (feminino), ambas de São Vicente, participam como campeãs de Cabo Verde, enquanto que o Desportivo da Praia (masculino) na qualidade de vice-campeão nacional.

De acordo com o sorteio realizado esta terça-feira, 24, no Níger, a equipa masculina do Desportivo da Praia integra o grupo B, juntamente com as formações do Zamalek (Egipto), Widad Samara (Marrocos), FAP (Camarões) e Etoile (RD Congo).

O outro representante masculino, o Atlético do Mindelo, ficou na poule A, com as equipas de Sporting Clube (Egipto), Interclube (Angola), JSK (RD Congo) e Red Star (Costa do Marfim).

No feminino, o Atlético do Mindelo vai defrontar as equipas do Petro de Atlético (Angola), Abo Sport (RD Congo) e Evakuca (Congo), no grupo B.

Já o grupo A é composto pelas formações de Primeiro Agosto (Angola), DGSP (República do Congo), HC Hertage (RD Congo), FAP (Camarões) e Bandama (Costa do Marfim).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.