Com 840 pontos, o atleta de Jiu-Jitsu, na versão brasileira, Victor Hugo dos Santos, lidera o ranking da Federação Internacional da modalidade, época 2018/2019, numa altura em que Angola se prepara para participar no Campeonato do Mundo, de 24 a 26 de abril, em Abu Dhabi.

O atleta da Academia “Z1", categoria “leve faixa roxa” nos 76 kg, obteve este feito fruto da pontuação obtida ao longo de um tourné, consubstanciada na participação em competições internacionais visando pontuar para o mundial.

O tunisino Ahmed Laaribi, 780 pontos, é o segundo colocado, enquanto o inglês Akeem Khan, 720 pontos, ocupa a terceira posição.

A lista de 1261 atletas integra ainda os angolanos Omar de Sousa, da Academia “Z1” (17.º colocado com 560 pontos), Alfredo Jacques, da mesma Academia (32º/400 p) e Mário António, da Academia Matílha (57.º/200 p). O último da classificação é o brasileiro William Sales com 5 pontos.

Não é a primeira vez que Angola lidera o ranking Mundial desde que o Jiu-Jitsu na versão brasileira começou a impor-se no país no ano de 2004. Omar de Sousa esteve no topo da lista em 2017.

Victor Hugo dos Santos é igualmente líder do ranking africano, colocando em posições subalternas Ahmed Laaribi, da Tunisia (780 p) e Acharaf Elhazime, de Marrocos (720 p).

A referência mundial da modalidade de luta conquistou vários títulos internacionais na época de 2018/19, destacando-se o Campeonato Africano, na África do Sul, Grande Slam no mês de março, em Abu Dhabi. No mesmo mês foi vice-campeão de um torneio em Málaga (Espanha).

O atual campeão provincial e nacional na categoria 'leve faixa rocha' nos 76 kg, Victor dos Santos nasceu em Luanda, há 21 anos. É finalista do Curso de Economia da Universidade Lusíada de Angola.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.