Jorge Fonseca, nos -100 kg, foi hoje eliminado ao terceiro combate nos Mundiais de judo em Budapeste, pelo azeri Elmar Gasimov, vice-campeão olímpico no Rio2016, por ‘ippon’, o que o deixou no nono lugar.

O judoca do Sporting fechou a participação dos 15 atletas portugueses em Budapeste, nos Mundiais que tiveram início na segunda-feira, com Telma Monteiro, bronze no Rio2016, a ser a mais bem classificada, na quinta posição.

Nos combates, Jorge Fonseca (26.º no ‘ranking’ mundial), entrou com uma vitória diante de Joongoon Won (70.º), por ‘ippon’, seguida de um triunfo frente ao dominicano José Nova Alcantara (89.º), com novo ‘ippon’ em 24 segundos.

Frente ao vice-campeão mundial e olímpico, Gasimov, quinto da hierarquia mundial, Jorge Fonseca teve duas desvantagens de ‘waza-ari’ e, quando procurou atacar, foi eliminado com um ‘ippon’, a sete segundos do final.

Nos Mundiais, Portugal tinha como objetivo dois lugares de finalistas, uma meta só alcançada com o quinto lugar de Telma, e outros dois de semifinalista, ‘proposta’ largamente alcançada, com vários nonos lugares.

Gonçalo Mansinho (-60 kg), Joana Ramos (-52 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Jorge Fernandes (-73 kg), Célio Dias (-90 kg), bem como Jorge Fonseca (-100 kg), terminaram todos em nono.

A grande deceção entre a delegação portuguesa acabou por ser Sergiu Oleinic (12.º), judoca que compete nos -66 kg e esteve nos Jogos do Rio2016, que foi eliminado ao primeiro combate, pelo espanhol Alberto Gaitero (34.º).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.