Com análise restrita há menos de uma dezena de compatriotas que evoluem em equipas de basquetebol e futebol, foi nesta última modalidade que a bandeira nacional hasteou mais alta, com o avançado de Benguela a garantir o triunfo.

Após as derrotas consecutivas com o Sporting (0-3) e o Belenenses (0-2) o Sp. Braga esteve a perder em Vila do Conde devido a um golo de Carlos (49'), mas deu a volta com o tento de Paulinho (77') e Wilson Eduardo (90+1).

Pelo Rio Ave entrou Jonathan Buatu. O defesa, suplente utilizado, foi fiel ao seu comportamento regular em campo, numa ronda em que Gelson Dala, recentemente recuperado de uma lesão, não foi ainda convocado.

A primeira liga lusa é liderada pelo Sport Lisboa e Benfica com 59 pontos, seguido do FC do Porto (57). O Sp. Braga é terceiro com 52, enquanto o Rio Ave ocupa o 9º posto (28).

Outro defensor nacional teve também desempenho notável, mas na Lazio de Itália. Basto Quissanga contribuiu significativamente para o triunfo caseiro da sua equipa sábado ante o As Roma, por 3-0, em jogo da 26ª jornada da Liga Italiana.

O antigo atleta do Petro de Luanda foi titular e jogou os 90 minutos, tal como aconteceu na ronda de dia 22 de Fevereiro contra o AC Milan (0-0).

A Juventus é o líder da liga italiana com 72 pontos. Seguem-se o Napoli (segundo – 56) e AC Milan (terceiro – 48). A Lazio ocupa a 6ª posição com 41 pontos.

Do basquetebol, dois angolanos estiveram em destaque no fim-de-semana em posições opostas, Jaques da Conceição (Sport Lisboa e Benfica) superou Jone Pedro (Galitos de Portugal)  com vitória de 81-77.

O poste Jone Pedro jogou 27 minutos efetuou uma assistência, um roubo de bola e marcou 22 pontos, segunda melhor marca da sua equipa, superada apenas pelo americano Christian Mortelite (34 minutos e 23 pontos convertidos).

Pela formação das Águias, o extremo base Jaques jogou cinco minutos e obteve um roubo de bola.

O campeonato luso da bola ao cesto é comandado pelo Sport Lisboa e Benfica com 38 pontos, seguido do Oliverense (32) e FC do Porto (32). O Galitos é o 11º colocado com 25 pontos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.