Marrocos foi o grande vencedor dos I Jogos Africanos de Praia, marcados pelo domínio dos países da Magrebe, mas Cabo Verde superou os restantes países, ficando na quarta posição no “ranking de medalhas, num universo de 43 nações.

A comitiva marroquina liderou o quadro com 16 medalhas das quais nove de ouro, três de prata e quatro de bronze, seguida da Argélia também com 16 distinções, sendo cinco de ouro, seis de prata e cinco de bronze e da Tunísia no terceiro lugar, fruto de sete medalhas alcançadas, das quais três de ouro, três de prata e um de bronze.

Cabo Verde liderou o quadro das equipas extra África do Norte com um total de 10 medalhas, distribuídas por três de ouro, duas de prata e cinco de bronze.

As dez medalhas conquistadas por Cabo Verde foram três de ouro (futebol freestyle rotinas, futebol feminino e basket 3×3 em afundanços) duas de prata (andebol feminino e futebol freestyle batalha) e cinco de bronze (karaté feminino e por equipas, ténis pares femininos e pares misto e kiteboarding.

Seguem-se as Ilhas Maurícias com quatro medalhas (duas de ouro e duas de prata), do Mali, no sexto posto com duas medalhas de prata, uma de ouro e uma de bronze, enquanto a Nigéria terminou a prova no sétimo lugar com um saldo de uma insígnia de ouro, duas de prata e quatro de bronze.

Com uma medalha de ouro e uma de bronze, a Uganda assegurou o oitavo posto, ficando a frente Moçambique e Senegal com uma medalha de ouro cada, Namíbia ficou no 11 lugar com quatro de prata, seguida do Togo no lugar 12 com duas medalhas de prata, da Botswana no posto 13 com uma prata e três bronze e do Quénia, no lugar 14 com uma prata e duas bronze.

O Gana terminou a prova no lugar 15 com uma medalha de prata, Costa do Marfim ficou logo atrás com três medalhas de bronze, ao passo que Burundi e Djibuti partilham o 17º lugar da tabela com uma medalha de bronze cada.

Vinte e seis países ficaram foram de quadros de medalhas desta primeira edição dos Jogos Africanos de Praia, que terminaram hoje em Santa Maria, na ilha do Sal, ao cabo de dez dias de competições.

O evento foi realizado sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA) e contemplou 11 modalidades ligadas ao mar, nomeadamente atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté kata, kitesurf, e natação em águas abertas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.