O queniano Eliud Kipchoge, primeiro atleta de sempre a completar a Maratona em menos de duas horas, feito logrado no passado sábado em Viena, na Áustria, é um dos 11 nomes que figuram na lista de nomeados da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) para o prémio de Atleta Masculino do Ano.

Kipchoge tem a companhia de outro queniano, Timothy Cheruyiot, recém-coroado campeão do mundo dos 10 mil metros, numa lista dominada por atletas norte-americanos: os velocistas Christian Coleman e Noah Lyles, o saltador com vara Sam Kendricks, o triplo-saltista Christian Taylor e o meio-fundista Donavan Brazier.

Nas mulheres, a lista de nomeadas é encabeçada pela também queniana , de 25 anos, que tal como Kipchoge fez história este fim-de-semana ao quebrar, em Chicago, o recorde do mundo da Maratona feminina, que há 16 anos pertencia à britânica Paula Radcliffe, eclipsando o anterior máximo ao registar o tempo de 2h14m04s.

Kosgei é uma das três atletas do Quénia a integrar a lista, juntamente com a recordista e campeã do mundo dos 3000 metros obstáculos, Beatrice Chepkoech, e com a bicampeã mundial dos 5000 metros, Hellen Obiri.

Curiosamente, Kipchoge e Kosgei são os únicos entre todos os nomeados a não terem conquistado qualquer medalha de ouro nos Campeonatos do Mundo de Atletismo que tiveram lugar em Doha no final de Setembro e início de Outubro.

Nomeados para Atleta Masculino do Ano

Donavan Brazier (USA), Christian Coleman (USA), Joshua Cheptegei (UGA), Timothy Cheruyiot (KEN), Steven Gardiner (BAH), Sam Kendricks (USA), Eliud Kipchoge (KEN), Noah Lyles (USA), Daniel Stahl (SWE), Christian Taylor (USA), Karsten Warholm (NOR)

Nomeadas para Atleta Feminina do Ano

Beatrice Chepkoech (KEN), Shelly-Ann Fraser-Pryce (JAM), Katarina Johnson-Thompson (GBR), Sifan Hassan (NED), Brigid Kosgei (KEN), Mariya Lasitskene (ANA), Malaika Mihambo (GER), Dalilah Muhammad (USA), Salwa Eid Naser (BRN), Hellen Obiri (KEN), Yulimar Rojas (VEN)

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.