Os atletas internacionais cabo-verdianos Edena Lima e Wilson Cabral, da Emicela Team Cabo Verde, foram os grandes vencedores da prova rainha de São Silvestre Praia’2018, realizada hoje a tarde, nos 10 quilómetros.

Na prova masculina, Wilson Cabral, atleta de Santa Catarina de Santiago, dominou a corrida do início ao fim, e bateu toda a concorrência, ao cortar a meta com o tempo de 34 minutos e 40 segundos.

Já para a disputa dos restantes lugares do pódio masculino, Kueny Miranda (Fogo) ficou no segundo lugar com a marca de 35:29 para António Freire (Assomada) terminar no terceiro lugar com o tempo de 36:05.

A luta para os dois últimos lugares do pódio foi, entretanto, renhida entre Kueny Miranda (Fogo) e Ilídio Freire (São Lourenço dos Órgãos), com o atleta do interior de Santiago a cortar a meta no segundo lugar, mas desclassificado pela organização por ter corrido sem o dorsal.

No que se refere a prova feminina, Edena Lima, atleta de Santo Antão residente na Cidade da Praia, repetiu o feito do ano transacto, ao ganhar a corrida com o tempo de 46 minutos e 02 segundos, seguida de Bernardete Nunes (50:30) e Zélia Rodrigues (53:22).

Tanto Wilson Cabral como Edena Lima disseram que trabalharam pela vitória e que não obstante alguma réplica da concorrência, dominaram a prova sem grandes sobressaltos, afirmando mesmo que esta corrida foi praticamente “um treino para outras competições”.

Edena Lima disse estar focada na prova de 13 de Janeiro, ao passo que Wilson Cabral está a preparar-se para a Meia Maratona, nas ilhas Canárias.

A prova também foi disputada nos cinco quilómetros, com Quelton Lopes a chamar a si o título masculino com o tempo de 21:00 minutos, ao relegar Samuel da Veiga (21:47) e Adilson Borges (21:42) para o segundo e terceiro plano, respectivamente.

Em femininos, a equipa da Calheta de São Miguel ocupou os três lugares do pódio, com Ângela Fernandes a ganhar a prova, seguida de Elisabeth Rocha e Mário Moreira.

Na categoria dos veteranos, João Fonseca ganhou a prova dos 10 quilómetros (41:26), Anderson Delgado sagrou-se vencedor da prova paralímpica T-46 com o tempo de 42:02.

O São Silvestre Praia 2018 foi ainda marcado pela prova de velocidade 100 metros e corrida paralímpica nas provas de cadeirantes, surdo-mudos e invisuais.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.