O base Gildo Santos foi determinante para o apuramento do 1.º de Agosto para a final da Taça de Angola em basquetebol masculino, após a vitória sobre o Petro de Luanda, por 94-83, em jogo da segunda mão da meia-final, disputado no pavilhão Vitorino Cunha.

Os 'militares' até venciam por 91-83, mas os petrolíferos mantinham a vantagem de um ponto fruto da vitória (99-90) conseguida na primeira mão até que, a 24 segundos do fim, Gildo Santos efetuou um triplo que elevou a diferença de pontos dos 'agostinos' para 11, colocando-os na frente da eliminatória.

Desde cedo que os anfitriões davam mostra de superioridade, ao adiantar-se no marcador por 8-3, à passagem do terceiro minuto. Mas a turma do Eixo viário aos poucos foi equilibrando o duelo, tendo reduzido a desvantagem para três no final do primeiro quarto (16-19).

De regresso ao rectângulo, o clube visitante, que passou a aproveitar os erros do adversário com pontos, chegou a liderar o marcador neste período, por mais de cinco minutos (28-23), mas a encerrar a etapa inicial, Islando Manuel, com um triplo, voltou a colocar os rubro-negros à frente do 'placard' (44-42), resultado registado ao intervalo.

No reatamento, apesar da desvantagem que o Petro registava constantemente no marcador, não superava os nove pontos a mais que conservava.

A meio do terceiro período, o Petro de Luanda viu-se reduzido na sequência da lesão de Carlos Morais, numa dispita de bola. Ainda assim, os pupilos de Lazare Adingono saíram vitoriosos pela primeira vez no encontro (69-66).

Já no último período, tudo parecia controlado pelo Petro que cada vez mais se distanciava no marcador, em contrapartida os jogadores do Rio Seco viam-se incompreensíveis entre si.

Paulo Macedo lançou para a quadra os americanos Emanuel Quezada e Andre Harris, que com sucessivos triplos e jogadas individuais conseguiram ganhar inúmeras faltas que permitiram reduzir a desvantagem, mas o apuramento do 1.º de Agosto para a final só ficou definido no fim do encontro com o triplo de Gildo Santos (94-83).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.