Com 26 pontos e nove ressaltos, o extremo/poste do 1.º de Agosto, Islando Manuel, destacou-se esta sexta-feira na vitória diante do Vila Clotilde por 88-69, em partida referente à dupla jornada (7.ª e 8.ª) do campeonato angolano de basquetebol (Unitel-Basket), disputado no Pavilhão Victorino Cunha.

Num desafio marcado pela acutilância e rigor tático dos visitantes, Islando Manuel manteve a diferença desde cedo quando aos trinta segundos do quarto inicial anotava 13 pontos.

Com alguma persistência, o Vila foi criando várias dificuldades nas transições ofensiva dos 'militares' com uma defesa bastante compacta, mas a experiência e hegemonia da equipa do 'rio seco' foram preponderantes para vencer o primeiro período (22-19).

A vantagem mínima galvanizou o adversário que, com saídas rápidas para o ataque, ainda ganhou alguma confiança, mas a dois minutos do intervalo o jogo exterior de Gildo Santos, Edson Ndoniema e Islando Manuel fez a diferença, assegurando a vantagem do 1.º de Agosto (45-37).

Sem os veteranos Armando Costa e Eduardo Mingas, o conjunto 'agostino' acusava alguma insegurança face à dinâmica imposta pelo Vila, mas o treinador Paulo Macedo procurou rapidamente alterar o esquema tático com pressão alta e lançamentos de curta e longa distância, fator que levou a vantagem nesta etapa (62-56).

Já no último período viu-se um 'D'Agosto' com outra dinâmica, apresentando maior consistência nas manobras ofensivas lideradas por Carlos Cabral e Islando Manuel, que chamaram a responsabilidade do desafio para superar o Vila Clotilde no final (88-69).

Com este resultado, o 1.º de Agosto soma 29 pontos na liderança da competição, seguido do Petro de Luanda, com 27.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.