A terceira volta do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol arranca sexta-feira, com realce para o desafio entre o Petro de Luanda e a Marinha de Guerra, a ter lugar a partir das 16:00, no pavilhão da Cidadela.

Primeiro e quarto classificados, petrolíferos (27 pontos) e “marinheiros” (22 pts) vêm de histórias diferentes que os motivará na luta por mais dois pontos, num confronto em que o Petro leva vantagem (2-0) nos jogos da 1ª e 2ª voltas.

A jogar em casa, a equipa do Eixo-viário reforça, assim, a condição de favorita, apesar de o adversário ter estado a realiza boa prova, ao ponto de forçar um prolongamento no último desafio entre ambos, a cerca de um mês, que culminou em cinco pontos de diferença (101-96).

Lazare Adingono tem um conjunto mais coeso e experiente, o qual entra para este turno do campeonato bastante moralizado pela sucessão de oito triunfos, onde pontificam nomes como Carlos Morais, Leonel Paulo, Olímpio Cipriano, Gerson Gonçalves, Childe Dundão e o norte-americano Antwan Scott, capazes de decidir a qualquer altura do jogo.

A ronda abre às 15 horas com o desafio Lusíada-CD Kwanza, no pavilhão 28 de Fevereiro, e encerra às 18 quando se defrontarem Vila-Inter, no 28 de Fevereiro, e ASA-1º de Agosto, no Dream Space.

Para sábado está reservada a 2ª jornada da 3ª volta, que envolve CD Kwanza-Petro, 15h (28 Fev), Marinha-Vila, 15h (Victorino Cunha), 1º de Agosto-Lusíada, 18h (Victorino Cunha) e Inter-ASA, 18h (28 Fevereiro).

A terceira volta decorre de 7 a 28 deste mês, seguindo-se a quarta e última volta da fase regular (6 a 27 de Março).

A etapa posterior, denominada fase final, é repartida entre os quartos-de-final, as meias-finais e a final. Nos “quartos”, as oito equipas participantes ao campeonato defrontam-se, em três jogos, obedecendo a seguinte chave da fase regular: 1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6º e 4ºx5º.

As meias-finais disputam-se no sistema play off, a melhor de cinco jogos, enquanto a final será a melhor de sete partidas.

Classificação:

1.Petro 27 pontos

2.1º de Agosto 25

3.Interclube 25

4.Marinha 22

5.ASA 19

6.Vila 17

7.Lusiada 17

8. CD Kwanza 16.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.