A seleção nacional sénior feminina de basquetebol viajou na tarde desta terça-feira para Harare (Zimbabwe), onde de 07 a 08 deste mês vai disputar o zonal IV de apuramento ao Afrobasket 2019, com o objetivo de apurar-se para o campeonato africano da modalidade, a disputar-se em Agosto, no Mali.

Em declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, momentos antes do embarque, o selecionador nacional, Apolinário Paquete, salientou que o cinco nacional parte para o Zimbabwe com o objetivo de vencer os dois jogos e apurar-se para o Afrobasket 2019.

“Devo  confessar que tivemos momentos de ansiedade e incerteza quanto à nossa participação neste zonal de apuramento, mas fruto do empenho da federação estamos de partida ao local da competição, focados unicamente no apuramento ao Afrobasket 2019”, afirmou o treinador.

Por sua vez, a capitã da seleção nacional, Felizarda Jorge, salientou que, apesar das ausências das postes Nadir Manuel e Nguendula Filipe, o conjunto está moralizado, coeso e focado no apuramento ao Afrobasket 2019.

“Estamos moralizadas para esta frente muito importante que é participar na maior montra do basquetebol africano feminino. O grupo está unido e focado para esta conquista”, ressaltou.

Para o zonal, Apolinário Paquete conta com os préstimos das jogadoras Rosimira Daniel, Joana António, Regina Pequeno, Erica Agostinho, Eduarda Gabriel, Emanuela Mateus, Felizarda Jorge (Interclube), Elizabeth Mateus, Juda Quindanda, Rosa Gala e  Avelina Peso (1º de Agosto).

Durante a prova qualificativa, a seleção fará duas partidas diante do Zimbabwe, nos dias 07 e 08, na disputa de uma vaga para o Afrobasket.

Angola conquistou os Afrobasket’s sénior feminino em 2011 e 2013.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.