O antigo triplista Manuel da Costa e Sousa "Necas" assumiu, neste sábado (18), o comando técnico da equipa principal de basquetebol sénior masculina do 1.º de Agosto, em substituição do ex-base Walter Costa.

O treinador de 57 anos de idade e a direção do clube “militar” firmaram um contrato por duas épocas, segundo o sítio da agremiação.

Nas suas primeiras declarações como técnico dos “rubro – negros”, Necas afirmou que fará de tudo para não defraudar a confiança depositada na sua pessoa.

Declarou que pretende trabalhar com rigor e disciplina para reverter o que considera de má fase e recolocar a equipa no topo das classificações dos campeonatos nacionais e continentais.

O antigo triplista do 1.º de Agosto e da selecção nacional referiu estar consciente das dificuldades que ele e sua equipa técnica devem encontrar.

Manuel Nazareth da Costa e Sousa, ou simplesmente Necas, nasceu dia 18 de Setembro de 1962, em Luanda.

Notabilizou-se enquanto atleta pela qualidade de converter lances na linha dos três pontos, tornando-se num dos melhores nesta vertente de jogo.

Ao longo da carreira como atleta subiu ao pódio em campeonatos africanos das nações (Afrobasket) em cinco ocasiões, acumulando duas medalhas de ouro (1989 em Luanda e 1992 no Cairo).

Em 1983 fez parte da selecção que obteve a medalha de prata, em Alexandria e em 1985 em Abidjan.

O bronze foi conseguido em 1987, em Tunis.

Como técnico, seus maiores feitos foram ao serviço da equipa feminina de basquetebol do Interclube, com a qual arrebatou uma medalha de ouro (2014) e outra de prata (2015)

Até a altura da sua contratação pelo 1.º de Agosto desempenhava as funções de treinador a Marinha de Guerra.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.