O fim de semana All Stars da NBA marca o meio da temporada com uma aglomeração dos melhores entre os melhores do basquetebol nos Estados Unidos em competição. Com eventos durante o fim de semana que vão desde o concurso de ‘triplos’ ao concurso de ‘afundanços’ (mas não só), o prato principal é o jogo All Stars que junta os melhores jogadores de toda a NBA no final de um 'fim de semana All Star'.

A edição deste ano adota um formato diferente do habitual embate entre as Conferências Este e Oeste. Para trás ficou o modelo em os conjuntos representam as respetivas conferências, uma vez que os capitães de equipa nomeados vão poder escolher jogadores sem olhar para que equipa ou Conferência pertence depois de os fãs já terem manifestado a sua opinião que vale 50% dos votos para o ‘cinco’ inicial.

A NBA revelou os cinco iniciais de ambos os lados que são escolhidos por votação do público (50% ) com base nas exibições ao longo da temporada bem como pelos jogadores (25%) e comunicação social norte-americana (25%). Entre surpresas e confirmações, as ‘bases’ do encontro estão definidas faltando apenas os jogadores que vão para o 'banco'.

LeBron James e Stephen Curry são os capitães de equipa que alimentam a rivalidade dos últimos anos no que toca à principal liga norte-americana – nos últimos três anos, o título foi decidido entre ‘Cavs’ e ‘Warriors’, formações onde alinham LeBron e Curry respetivamente – pelo que é esperado um ambiente bastante competitivo em Los Angeles, palco da 67ª edição do Jogo All Stars.

Conheça os 'cinco' já escolhidos para cada uma das equipas

‘Team LeBron James'

‘Team Stephen Curry’:

O papel de capitão traz responsabilidades acrescidas para os dois jogadores que vão ter a oportunidade de escolher os restantes elementos que vão estar em campo. Tanto LeBron como Curry vão poder escolher, segundo a NBA, de um lote de jogadores escolhidos por treinadores da liga.

LeBron o mais votado de todos com ‘primazia’ para os melhores marcadores

A escolha para definir os ‘cinco’ iniciais do jogo All Star divide-se em duas seções de votação diferente. Os fãs da NBA votam quem querem ver no ‘Frontcourt’ e no ’Backcourt’, as posições mais perto do cesto e mais afastadas, respetivamente para cada uma da Conferências.

No Este, LeBron James foi o mais votado no ‘frontcourt’ (2,638,294 votos) seguido de Giannis Antetokounmpo (Milwaukee) e Joel Embiid (Philadelphia). Ao trio junta-se Kyrie Irving (Boston) e DeMar DeRozan (Toronto) como os mais votados das posições mais recuadas.

NBA altera modelo do 'All Star Game'
NBA altera modelo do 'All Star Game'
Ver artigo

Na conferência oposta, Kevin Durante (Golden State) foi o jogador que reuniu mais votos pelos fãs enquanto Anthony Davis (New Orleans) e DeMarcus Cousins (New Orleans) fecham as restantes posições. Tal como no Este, o trio passa a ‘cinco’ com dois jogadores do ‘backcourt’. Na Conferência Oeste, Stephen Curry (Golden State) e James Harden (Houston) foram os escolhidos. Russel Westbrook (Oklahoma) fica de fora, para já, das escolhas.

De acordo com a NBA, as escolhas para o cinco inicial conta com os melhores marcadores da liga até agora. Nos 10 nomes escolhidos estão alguns dos jogadores com melhores médias de ponto por jogo como Giannis Antetokounmpo , LeBron James ou Stephen Curry.

Anthony Davis esteve em destaque no jogo All Stars do ano passado
créditos: 2017 Getty Images

Recorde-se de que, após terem sido definido os ‘cincos’ iniciais, a escolha pode agora ser feita sem olhar para as conferências dos emblemas que representam.

Um estreante nos ‘convocados’ e a 14.ª chamada seguida para LeBron

No lote de jogadores escolhidos há apenas um estreante em jogos All Star. Joel Embiid será o ‘rookie’ nestas andanças enquanto LeBron James é o jogador com mais presenças nas escolhas. O extremo dos Cavaliers vai jogar o All Star game pela 14.ª vez seguida numa carreira que conta com 13 participações até agora.

Destaque ainda para Giannis Antetokounmpo que é o primeiro jogador dos Milwaukee Bucks a conseguir integrar o jogo All Star em dois anos seguidos desde Marques Johnson nas épocas 1979 e 1980.

O 67º jogo All Star vai contar ainda, pela primeira vez, com dois jogadores dos New Orleans Pelicans, uma vez que Anthony Davis e DeMarcus Cousins estão nos escolhidos.

Falta apenas um mês para o jogo All Stars da NBA. O encontro vai jogar-se no Staples Center, em Los Angeles dia 18 de fevereiro de 2018 numa hora que ainda não foi revelada.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.