A cidade de Matosinhos renovou a candidatura à organização do Europeu de sub-16 feminino, em 2021, depois de a edição deste ano ter sido cancelada, devido à pandemia de COVID-19, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).

Em comunicado, a FPB revelou que já oficializou junto da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) a intenção de organizar a Divisão A da categoria, que estava prevista se realizar entre 18 e 26 de julho deste ano, naquela cidade do distrito do Porto.

A crise mundial de saúde pública, provocada pela pandemia, levou a FIBA Europa a cancelar todos os campeonatos europeus de jovens que estavam agendados para este ano, anunciando, porém, que, em 2021, seria dada prioridade aos países aos quais já tinha sido atribuída a organização este ano.

Com a declaração de pandemia, em 11 de março, inicialmente alguns eventos desportivos foram disputados sem público, mas, depois, começaram a ser cancelados, adiados - nomeadamente os Jogos Olímpicos Tóquio2020, o Euro2020 e a Copa América - ou suspensos, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais de todas as modalidades.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de COVID-19 já provocou quase 239 mil mortos e infetou mais de 3,3 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 1.023 pessoas das 25.190 confirmadas como infetadas, e há 1.671 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.