A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol entregou hoje às escolas de Mini-basket de Santigo Sul um conjunto de equipamentos e materiais de treino oferecidos pelo basquetebolista internacional cabo-verdiano, Edy Tavares.

O acto que aconteceu no âmbito os jogos da Liga Mini-basket Edy Tavares – Malta+, criada para apoiar os escalões de formação em Cabo Verde visa, segundo Marcos Moreira da Federação, apoiar as escolas.

“Neste momento só em Santiago existem 14 escolas e cada uma deve ter cerca de 30 a 50 crianças, daí o nosso interesse em promover, nesta área desportiva, actividades durante o ano inteiro e quinzenalmente, a Liga Edy”, disse.

A Liga Mini-basket Edy Tavares – Malta+, segundo frisou Marcos Moreira, vai ser efectuado com o sub-12, enquanto que o Mini-basket vai-se realizar com crianças de 06 a 08 anos e 10 a 12 anos.

A competição, realçou o responsável, conta com o patrocínio do basquetebolista internacional cabo-verdiano, Edy Tavares, que actualmente joga no Real Madrid, em Espanha.

Questionado sobre a importância do basquetebol para o desenvolvimento das crianças, Marcos Moreira adiantou que as crianças que praticam basquete desenvolvem agilidades que lhes permitem se esquivar dos jogadores concorrentes, planejar jogadas e se movimentar pela quadra, além de aumentar a capacidade de concentração e atenção ao entorno.

E por ser um desporto de equipa, o basquete explica, incentiva a sociabilidade, a convivência e o respeito entre os colegas.

Os kits oferecidos às escolas, inclui bolas de basquetebol, coletes, apitos, marcadores de pontos, quadros e cones para auxiliar os técnicos nos seus planos de treino.

Estiveram presentes no evento de mini-basquetebol crianças de seis escolas de formação da Cidade da Praia e de São Lourenço dos Órgãos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.