O “Torneio da Diáspora em casa”, promovido pela Federação Cabo-verdiana de Boxe (FCB), foi encerrado na noite de quinta-feira no Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, num combate envolvendo pugilistas de Cabo Verde e da Suíça.

Com a duração de cinco dias, o evento envolveu cerca de 70 pugilistas em representação da selecção de Cabo Verde, das selecções regionais do Sal, Santiago Norte e Santiago Sul e dos pugilistas de São Vicente, da selecção da Suíça e dois clubes de Lisboa e Norte de Portugal.

O técnico Vasco Pestana, responsável pela caravana proveniente de Portugal manifestou a sua satisfação pela forma com a prova foi organizada, “cinco estrelas”, alegando mesmo que a organização superou as suas expectativas, com uma equipa de arbitragem “impecável” e que prova foi disputada dentro dos regulamentos da Federação Internacional de Boxe.

Pestana elogiou a FCB “pelo excelente trabalho” que está a desenvolver em Cabo Verde, opinião reforçada por Jorge Pina, técnico que esteve a frente da equipa cabo-verdiana de Lisboa e por Américo Fernandes, que esteve a frente dos pugilistas internacionais provenientes da Suíça.

O presidente da Federação Cabo-verdiana Boxe havia anunciado no lançamento deste evento que o torneio irá permitir aos atletas residentes competirem em todos os escalões, tanto em masculino como em femininos, de iniciados, cadetes, júniores e séniores, como constituir mais um meio desportivo, cultural e de amizade que permite aos atletas residentes contactarem com um boxe mais evoluído.

Flávio Furtado traça um balanço “muito positivo” desta edição, afirmando que a prova serviu ainda para aproximar muitos dos jovens cabo-verdianos da diáspora para os primeiros contactos com a terra mãe.

No total, o “torneio da Diáspora em Casa” envolveu 65 pugilistas, sendo 52 masculinos e 13 femininos, 12 treinadores, oito árbitros (seis masculinos e dois femininos) e oito dirigente (quatro masculino e outros tantos feminino), num universo de 93 participantes e enquadrou-se nas actividades comemorativas do 43º aniversário da independência nacional.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.