As competições nacionais de hóquei em patins foram interrompidas por determinação da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) a 11 de março, num comunicado que decretava a "suspensão imediata até nova informação de todas as competições seniores", da I à III Divisão nacional, o campeonato de femininos e as Taças de Portugal.

O hóquei em patins não resistia, assim, à onda de eventos e competições suspensas, canceladas ou interrompidas em virtude do novo coronavírus, que atingiu inúmeros eventos das mais diversas modalidades. Aquando da interrupção, o Benfica liderava tanto na vertente masculina como na vertente feminina.

Campeonato interrompido com Benfica na frente antes de 'clássico' com o FC Porto

No campeonato nacional da 1ª divisão masculina de hóquei em patins estão jogadas 19 jornadas e na frente da classificação surge o Benfica, com 49 pontos, mais três do que o Sporting, 2.º classificado. A Oliveirense é 3.ª, com 44, e o FC Porto surge no 4.º posto, com 42.

Os 'dragões' têm visita marcada para o terreno do líder na 20ª jornada, que se deveria ter sido jogada a 14de março. Esse será um dos três compromissos que o Benfica ainda terá pela frente com as outras equipas do topo da tabela. O conjunto 'encarnado' vai visitar a Oliveirense na 23ª ronda e o Sporting na 25ª e penúltima jornada.

Já o Sporting, para além dessa receção ao Benfica nas derradeiras sete jornadas da prova só terá encontros com equipas que se encontram atualmente abaixo do 6.º lugar da classificação. Apesar dos três pontos de vantagem das 'águias', o campeonato, que ao contrário de outras modalidades não tem uma segunda fase, está longe de estar decidido, com os 'leões' bem na luta e Oliveirense e FC Porto, apesar de mais longe na tabela, terão uma palavra a dizer se não para chegarem ao título, pelo menos para afetarem o percurso dos dois da frente.

Tudo em aberto na Taça

A Taça de Portugal masculina de hóquei em patins encontra-se nos oitavos de final, cuja realização estava agendada para 28 de março. As quatro 'potências' atuais da modalidade no nosso país ainda estão em prova. Quando a prova for retomada o Benfica vai receber o Hóquei de Barcelos e o Sporting receberá o Riba d'Ave, enquanto Oliveirense e FC Porto jogarão fora de portas, respetivamente frente ao HC 'Os Tigres' e à Académica de Coimbra, esta última dos escalões secundários.

Se todos seguirem em frente, curiosamente, não se encontrarão nos quartos de final, cujo sorteio já foi realizado.

Benfica, Oliveirense e FC Porto ainda na Europa, com muitas incertezas

Nas competições europeias, Benfica, FC Porto e Oliveirense tinham já garantido um lugar nos quartos de final da Liga Europeia, enquanto o Sporting, campeão europeu em título, havia surpreendentemente ficado pelo caminho na fase de grupos, numa altura em que falta ainda disputar a última jornada, a qual deveria ter sido jogada a 14 de março. O Comité Europeu de hóquei em patins, contudo, foi dos primeiros organismos a anunciar a suspensão das suas competições, logo a 5 de março, garantindo que continuaria a monitorizar a situação criada pelo surto de Covid-19, detetado em dezembro, tendo em vista o retomar das competições.

Os dias de João Pinto em quarentena: "Que sirva de exemplo o que está a acontecer em Itália"
Os dias de João Pinto em quarentena: "Que sirva de exemplo o que está a acontecer em Itália"
Ver artigo

Na Liga Europeia feminina a ‘final four’ estava agendada para 04 de abril, com a presença do Benfica, enquanto ainda nos homens, na Taça Europe - a antiga 'Taça CERS' - estão nos quartos de final outras duas equipas portuguesas: Óquei de Barcelos e OC Braga. As primeiras mãos já foram jogadas, com ambas as equipas lusas a triunfarem, e as partidas da segunda mão estavam marcadas para 14 de março. Se as duas seguirem em frente, irão depois medir forças nas meias finais da competição.

Benfica também lidera no feminino

Também no campeonato nacional da 1.ª divisão feminina o Benfica lidera, curiosamente com os mesmos três pontos de vantagem sobre o mesmo perseguidor, o Sporting. Às 'águias', porém, faltam ainda disputar seis jogos, enquanto às 'leoas' só faltam cinco, pelo que o conjunto 'encarnado' se encontra em boa posição para revalidar o título, sobretudo depois de, pouco antes da interrupção das competições, a 8 de março, ter recebido e vencido o 'eterno rival' por 4-3 no Pavilhão da Luz.

Campeonato da Europa ainda sem alterações

Quanto à seleção nacional masculina, 2020 é ano de Campeonato da Europa, marcado para julho, em França, não tendo ainda sido mencionada qualquer alteração em relação a esta competição.

Já a Taça Latina, competição internacional de seleções dos quatro países latinos europeus (França, Itália, Portugal e Espanha) foi suspensa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.