O ministro de Estado e ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, quer que Cabo Verde consiga fazer dos I Jogos Africanos de Praia o lançamento do país, enquanto plataforma especializada no Atlântico médio na organização de eventos desportivos.

O governante lançou este repto esta segunda-feira, na cerimónia de tomada de posse dos membros que integram o Conselho Directivo do Comité Organizador dos Jogos Africanos de Praia (COJAP), evento que se realiza de 14 a 23 de Junho de 2019, na ilha do Sal.

Liderado pela presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes, integram ainda o Conselho Directivo da COJAP, os vogais Maximilian Stipanov e Pedro Moeda (não executivo).

O governante fez a analogia desta tomada de posse, segundo disse, “à continuação do sonho de Cabo Verde se transformar em plataforma no Atlântico médio de prestação de serviços”, realçando que a organização dos Jogos Africanos de Praia vai ao encontro do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável, aprovado pelo Governo.

Conforme indicou o ministro, o plano define como objectivos maiores a afirmação do país no mundo, a nível de prestação de serviços dos transportes, da economia digital, na economia financeira e também no desporto, para que Cabo Verde venha a ser uma plataforma especializada no Atlântico médio, na organização de eventos desportivos.

Elísio Freire, considerou, por outro lado, que dado às infraestruturas de bases, aliada à sua localização geográfica, a ilha do Sal tem as condições para projectar o país na organização de eventos desportivos, de modo que Cabo Verde “saiba mostrar ao mundo que sabe organizar bem para poder ser relevante a nível internacional”.

Os I Jogos Africanos de Praia serão realizados na praia de Santa Maria, na ilha do Sal e, segundo a organização, contará com a participação de 54 países de África e um total de 19 modalidades de praia.

Cabo Verde ganhou a candidatura para organizar os I Jogos Africanos de Praia, durante a 17ª sessão ordinária da assembleia-geral da ACNOA, realizada em Maio de 2017 em Djibuti.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.