A portuguesa Catarina Costa (-48 kg) foi quinta classificada nos Mundiais de judo, que hoje se iniciaram em Baku, apenas cedendo diante da líder mundial e, depois, da campeã olímpica.

Catarina Costa, que este ano já tinha vencido o Grande Prémio de Antalya, em abril, e sido segunda em Agadir, em março, teve uma grande estreia nos Mundiais, com quatro vitórias em seis combates.

A judoca, orientada pelo ex-olímpico João Neto, esteve acima do que mostra a sua posição na hierarquia mundial (20.ª), numa fase importante do calendário, com a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio2020 já no horizonte.

Catarina Costa entrou muito bem em Baku, com triunfos sobre a romena Monica Ungureanu (33.ª do mundo), a belga Anne Sophie Jura (22.ª) e a húngara Eva Csernoviczki (9.º).

A magiar era uma das candidatas ao título: medalha de bronze nos Jogos de Londres2012, atual vice-campeã europeia e duas vezes campeã europeia, que foi derrotada por ‘ippon’ pela portuguesa.

No combate decisivo no acesso às meias-finais, Catarina Costa já não conseguiu superar a mongol Munkhbat Urantsetseg, atual líder mundial nos -48 kg, caindo para a repescagem.

No trajeto para o bronze, a portuguesa voltou às vitórias, com a espanhola Julia Figueroa (23.ª), mas no combate pela medalha voltou a encontrar a ‘nata’ da categoria, a campeã olímpica, a argentina Paula Pareto. Depois de uma desvantagem de ‘waza-ari’, Catarina Costa caiu por ‘ippon’ a cerca de um minuto do final.

Na final, a ucraniana Daria Bilodid tornou-se, aos 17 anos, a mais jovem campeã mundial de sempre – femininos e masculinos – ao derrotar a japonesa Funa Tonaki.

Com 15 judocas portugueses nestes Mundiais, hoje estiveram também em ação nas categorias de abertura, as mais leves, Joana Diogo (-48 kg) e Gonçalo Mansinho (-60 kg), derrotados nos combates iniciais.

Na sexta-feira competem Joana Ramos e Mariana Esteves (nos -52 kg) e João Crisóstomo (-66 kg).

Telma Monteiro, medalha de bronze nos Jogos do Rio de Janeiro e a única judoca lusa em prova com medalhas em mundiais (quatro de prata e uma de bronze), apenas entra em ação no sábado.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.