Vila Velha de Ródão vai ter um Centro de Formação Desportiva de Canoagem, um projeto que surge no âmbito de uma candidatura conjunta do agrupamento de escolas e do município local, foi hoje anunciado.

"Possuímos um plano de água extenso, com pouca corrente, com grande potencial para a prática e formação na área dos desportos náuticos e realização de eventos desportivos, pelo que o Centro de Formação Desportivo contribuirá para o desenvolvimento da modalidade no distrito de Castelo Branco e no contexto da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, onde não existe uma estrutura semelhante", refere, em comunicado, o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.

O Centro de Formação Desportiva de Canoagem de Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, junta-se à rede de 67 Centros de Formação Desportiva que existem no país, dos quais 52 são destinados a atividades náuticas, sete ao atletismo, seis ao golfe e dois à natação.

"O projeto, único no distrito, resulta de uma candidatura conjunta da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas e vai permitir aos alunos do concelho aprenderem e praticarem esta modalidade, de forma pontual ou regular, contribuindo para o seu desenvolvimento e para a valorização do rio Tejo", explica a nota.

O objetivo destas estruturas é serem polos de desenvolvimento desportivo capazes de promover modalidades que requerem infraestruturas específicas, não existentes nas escolas, sendo o apoio de outras entidades, como as autarquias, essencial para garantir a sua concretização.

"Para além de ceder as instalações do Centro Náutico, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão vai apoiar o funcionamento do Centro de Formação através da cedência de recursos materiais e da disponibilização de um técnico de desporto de apoio ao desenvolvimento do plano anual de atividades", sublinha.

Ao longo do presente ano letivo, o Centro de Formação Desportiva de Canoagem de Vila Velha de Ródão vai desenvolver atividades de iniciação à canoagem destinadas aos alunos do 3.º e 4.º ano, do 1.º ciclo, e aos alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico, tendo em vista a formação de uma equipa de canoagem do Desporto Escolar.

O objetivo passa ainda por alargar o leque de atividades à realização de ações de formação de canoagem para professores, ao apoio à lecionação de aulas de canoagem para cursos profissionais ou à realização de iniciativas de canoagem adaptada e de exploração dos recursos naturais, culturais e históricos que se encontram ao longo das margens do Tejo.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.