Dois anos volvidos sobre os Europeus de Leninegrado, os Campeonatos da Europa de Orientação em BTT estão de regresso. Para Zamosc, na Polónia, parte hoje a seleção portuguesa, levando na bagagem o desejo duma boa participação e fundadas expectativas num belo conjunto de resultados.
A partir da próxima segunda-feira e ao longo de toda a semana, 111 atletas de 20 países irão bater-se em Zamosc pelos títulos europeus de Sprint, Distância Média, Distância Longa, Estafetas e, pela primeira vez na história dos Campeonatos, também de Estafeta Mista na variante Sprint.
Com 42 dos 50 melhores atletas do mundo (23 atletas do top25 masculino e 19 do feminino, no que ao ranking mundial diz respeito) presentes, é sobre os portugueses que se centram as atenções. São fundadas e legítimas as esperanças num bom conjunto de resultados, não apenas porque Davide Machado é atualmente o 10º classificado do ranking mundial, mas porque tem a seu lado uma mescla de juventude e de veterania, personificados em João Ferreira e Carlos Simões, formando um trio que tão boa conta deu de si nos últimos Campeonatos do Mundo, na Hungria.
Na hora da partida, João Ferreira indica este evento, «juntamente com o Campeonato do Mundo e a Taça do Mundo de Grândola», como um dos principais objetivos da temporada e confessa que «o primeiro objetivo para este evento é entrar no primeiro terço da tabela mas tenho a ambição e o desejo de entrar no top15 numa das provas. Tanto um como o outro são objetivos difíceis de alcançar mas vou dar o meu melhor». Menos ambicioso, Carlos Simões considera que «apesar de estar num bom momento de forma, no passado já assim o estava e acabei por cometer alguns erros aliados a um pouco de falta de sorte. Desta feita não coloquei muita alto a fasquia e vou acima de tudo tentar navegar de uma forma segura e sem grandes pressas».
Quanto a Davide Machado, não esconde que «um lugar no top10 será sempre uma excelente prestação, mas lá no fundo espero conseguir um top5 na Distância Longa». Já a nível coletivo, o atleta considera que «temos uma excelente equipa para as Estafetas, tanto o Carlos [Simões] como o João [Ferreira] têm demonstrado estar em forma e motivados para as competições e vamos fazer o nosso melhor».

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.