O espanhol Rafael Nadal mantém-se no segundo lugar do ‘ranking’ mundial de ténis, atrás do sérvio Novak Djokovic, depois de ter conquistado no domingo o 12.º Roland Garros da sua carreira, e o 18.º torneio de ‘Grand Slam’.

Em contraponto, a australiana Asleigh Barty subiu ao segundo lugar na classificação feminina, com uma progressão de seis lugares, após ter vencido no sábado a final do principal torneio de terra batida, na sua primeira vitória num ‘Grand Slam’.

No domingo, Nadal voltou a ser imperial no seu palco de eleição, ao vencer Dominic Thiem por 6-3, 5-7, 6-1 e 6-1, um dia depois de o austríaco afastar o líder mundial, Djkokovic, numa meia-final que se arrastou entre sexta-feira e sábado, devido à chuva.

‘Djoko’ continua destacado na liderança ATP, com quase mais cinco mil pontos do que Nadal, seguido do suíço Roger Federer, enquanto Dominic Thiem mantém a quarta posição.

O português João Sousa, eliminado na primeira ronda de Roland Garros, diante do espanhol Pablo Carreno-Busta, caiu uma posição na classificação, e é 71.º, enquanto Pedro Sousa continua em 124.º, e João Domingues desceu ao 163.º posto.

Ainda em masculinos, destaque para Stan Wawrinka, vencedor de três torneios do ‘Grand Slam’ – Austrália (2014), Roland Garros (2015) e US Open (2016) -, que caiu nos quartos de final frente a Federer, e subiu ao 19.º lugar.

Wawrinka, antigo número três mundial, enfrentou uma lesão, com uma longa paragem que o fez cair em junho de 2018 para 263.º do ‘ranking’, um cenário que o suíço tem vindo a ‘cavalgar’ desde o seu regresso.

Em femininos, além da subida de Barty à vice-liderança, atrás da japonesa Naomi Osaka, destaque para a queda de cinco posições de Simona Halep, para o oitavo lugar, com a romena, que defendia em Paris o título, a ser eliminada na primeira ronda.

Também Osaka foi eliminada prematuramente, na terceira ronda, mas manteve a liderança feminina, face ao igual afastamento de algumas das favoritas, como Karolina Pliskova (3.ª ronda), Kiki Bertens (2.ª ronda) ou Petra Kvitova, que desistiu antes da estreia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.